Nossa visita ao Zeerover

Muita gente considera o Zeerover um lugar obrigatório da lista de onde comer em Aruba. E por incrível que pareça, até o domingo passado eu não conhecia, hehehe. Confesso que essa afirmação sempre chocou muitos amigos, conhecidos e turistas, todos fãs de carteirinha e a verdade é que o lugar tem muita clientela fixa e móvel.

Como chegar

O Zeerover fica em Savaneta, que é um distristo de San Nicolas, então é uma boa pedida para quem estiver indo ou voltando de Baby Beach e Rodgers Beach. É super fácil de achar, desde que você saiba a entradinha para ele. Como nenhum turista sabe, eu fiz um mapinha com duas linhas, uma mostra como chegar vindo de Baby Beach e outra como chegar vindo dos hotéis. Se vocês forem espertos, podem imprimir antes de vir e não perder tempo das suas preciosas férias rodando sem destino. 😉


View Caminho para o Zeerover in a larger map

O lugar em si

Deixa eu começar contando as origens do Zeerover. Se alguém estranhar eu não estar usando o termo restaurante, é porque não é mesmo. O Zeerover (palavra que significa pirata em holandês) é um ancoradouro para pequenos barcos de pesca. Pequenos mesmo, porque aqui a pesca normalmente é um hobby que muita gente tem. Alguns ganham um dinheirinho com isso e vendem em peixerias ou restaurantes e outros só para consumo próprio. Algum tempo atrás, alguns pescadores resolveram comprar umas panelas com cestos para fritura de imersão e assim poder comer o peixe que haviam acabado de pescar. Com o tempo foram pondo mais mesinhas de madeira e depois acabaram passando a vender. E basicamente ficou assim até hoje. Lá não tem uma cozinha (razão pela qual eu me recuso a chamar de restaurante), até hoje tudo é feito nos cestos de fritura ou feito fora, previamente.

Então funciona assim: você chega e não entra. Olhe a fila que tem em frente a um mostrador do lado esquerdo. Daí você vai poder ler o menu permanente. Sempre vai ser o peixe do dia, camarão, banana frita, pan batí (um pão típico de Aruba, que comumente se come com peixes) e cebola à vinagrete. Cartão de crédito ou débito são desconhecidos por lá. Só dinheiro vivo, pode ser dólar ou florim, como em todos os lugares de Aruba.

Menu do dia

Menu permanente

Então, por curiosidade, você pergunta a uma das senhoras, qual o peixe do dia. No domingo era mahi mahi (dourado).

O nosso fresquíssimo mahi mahi

O nosso fresquíssimo mahi mahi

No mesmo instante que a senhora nos disse qual era o peixe, um pescador chegou com alguns red snapper (pargo vermelho) que ele tinha acabado de pescar. Adoramos red snapper, mas ele ia demorar um tempo para descamar, então ficamos com o mahi mahi, que também é uma delícia.

red snapper

O red snapper que não comemos

Daí vem o cálculo do preço, que é a coisa mais imprecisa do planeta. Elas perguntam o quê você vai querer, considerando o número de pessoas como unidade de medida. Então nós pedimos peixe para duas pessoas e meia (porque estávamos com a filhota) batata frita para duas pessoas e pan batí para uma pessoa. Isso sairia por U$ 24. Daí nós dissemos que queríamos camarão também, porque vimos os camarões super graúdos e com uma ótima pinta. Só que a senhora colocou uma quantidade enoorme de camarões e vimos que não íamos dar conta de comer. Depois que ela reduziu (para o que depois contamos em 22!), acabou ficando $ 11 mais caro, contando com uma porção de molho tártaro. Então, convenhamos que é farto e barato.

nossa visita ao Zeerover

Depois disso, ela passa o peixe e camarão para o senhor responsável por fritar. Nós pegamos um número e escolhemos alguma mesa para sentar. O único serviço de mesa é na hora em que tudo fica pronto. Eles trazem o peixe e a batata dentro de um cesto com papel para tirar um pouco da gordura, pratos e talheres de plástico e bom apetite!

porção de peixe e camarão

5 postas enoormes de peixe e 22 camarões graúdos, nham, nham, nham

O almoço foi fartíssimo, sobrou batata frita, porque preferimos nos esforçar em terminar o peixe e os camarões. Estava tudo uma delícia, a única ressalva que eu faço é que em algumas postas eu encontrei escamas. Mas uma coisa que é muito charmosa é a própria localização. Você se senta literalmente do lado do mar, com brisa, peixinhos nadando bem pertinho, pode ver o pôr-do-sol, se quiser, enfim super a ver com umas férias gostosas. Todo mundo lá está vestido com short, camiseta, chinelo, bem climão de praia mesmo.

Vista das mesas

Existem mesas dentro e outras do ladinho do ancoradouro

peixinho nadando

Peixe nadando aos nossos pés. Se alguém souber o nome do compridinho aí, me avise.

mesas no píer

Também é possível sentar-se no final do píer

Resumindo: vá naquele clima de quem curte comer um espetinho de camarão à beira-mar. Mas se você quiser comer um bom prato de peixe fresco, existem outros restaurantes (que também vendem peixe pescado no mesmo dia) com cozinheiros que sabem fazer outros pratos que não sejam de fritura de imersão. 😉

24 ideias sobre “Nossa visita ao Zeerover

  1. Pingback: Baby Beach e Rodgers Beach | Guia de ArubaGuia de Aruba

  2. estive pela 3ª vez em Aruba na semana passada…..desta vez ficamos no Riu Antillas(antigo Westing)…..é um all inclusive, mas só para adultos….é absurdamente bom, custo benefício exelente, principalmente pensando que 3 pessoas na piscina e na praia, o dia inteiro, tomando tequila, magaritas, mojitos, etc……nao é pra qualquer um em aruba, mas neste sistema fica facinho…..o aatendimento é espetacular, cordial, eficiente, eles entendem qualquer lingua que vc fale….rsrs…vc pode falar em potugues, portunhol, portungles…..nao importa…..e sempre com um enorme sorriso no rosto!! não é à toa que esta é A happy island….poderia ter escolhido desta vez barbados ou jamaica….mas a sensação de segurança, tranquilidade e a alegria no ar faz de Aruba um destino absurdamente inesquecível..
    o Zeerover é realmente um lugar imperdível, simples e perfeito….com custo benefício baixo, fora da média da ilha…….os peixes e camarões muito frescos e a cerveja Presidente gelada totalmente ideal…..sugiro como viagem a todos….é muito provável que ainda vá até esta incrivel ilha muitas vezes mais!!
    fica a dica!!

  3. Olá , gostaria de comentar minha viagem a Aruba, fomos eu e meu marido , dia 05/09/14 , ficamos uma semana, conhecemos o submarino, a ilha the pam , onde andamos de banana bolt, fizemos mergulho com scafandro, snokel , fomos no jeep safari . O submarino é maravilhoso, muito seguro uma janelinha redonda por pessoa, todos sentados, nao falam portugues, so ingles e espanhol . no snorkel falam papeamento, mistura de 3 linguas, ingles portugues e espanhol, da pra entender legal. no banana bolt tbem papiamento e espanhol . jeep safari so falam espanhol e ingles. os 3 passeios foram maravilhosos, alugamos um carro por menos de 500,00 por 6 dias , fomos a praia de baby beach , maraaavilhosa, amei, super limpa , aguas cristalinas, ficamos no Radson resort , exelente hotel, funcionarios falam as 3 linguas acima, mais usada é o papeamento. refeição caríssima, pagamos 2 pratos de macarrao chatinho com 6 camaroes em cima 300,00 quantidade de 2 miojo cada prato.
    cerveja super pequena tamanho de uma tulipa de choopp , 3 dolares, +_ 6,00 . nao se acha arroz e feijao fácil, nao e saboroso, café é péssimo, mas as joias sao de ouro 14 klts , paguei em uma pulseira trabalhada 600,00 aqui no brasil +_ 1.200,00 . O lugar é um paraiso , so a comida, deixa a desejar. mas valeu a pena , ano que vem to lá de novo. kkkk
    Espero ter ajudado quem quer ir , tem saque eletronico no hotel, em dólar ou florim.nao esqueçam de levar atestdo devacina febre amarela, troca a carteirinha brasileira pela internacional nos aeroportos internacionais na ANVISA.medicamentos controlados e insulina ,atestado medico com firma reconhecida e troca na ANVISA tbem. carteira de motorista brasileira serve em aruba, cidade facil de dirigir, bem sinalizada, leve um GPS, usamos do celular. boa viagem , divirtam -se

  4. Olá Bel, estou retornando de Aruba e aproveitei muito as suas dicas. Adorei Zeerover tem estilo e personalidade. Para mim, trata-se de um botequim da melhor qualidade … Hum que camarao…já sinto saudades. Parabéns pelo site. Valeu!!

  5. Olá Bel! Estou indo dia 19, minha segunda vez em Aruba! Na primeira vez fui até Baby Beach, mas nao sabia sobre o Zeerover. Dessa vez irei com certeza! O Flying Fhisbone fica lá perto? Já reservei uma noite para ir lá com meu namorado, mas nem faço ideia de como chegar. Estaremos hospedados no Holiday Inn.
    Bjs

    • Oi Renata,

      Os dois ficam perto sim, mas têm estilo e preços bem diferentes. O Flying Fishbone é um restaurante mesmo, com preços mais caros. Para chegar lá, melhor vc imprimir um mapinha de como chegar. Se procurar o nome pelo google, ele até faz o mapa para você.

      Um abraço

      • Bel, no Flying Fishbone vamos no esqueminha romantico, ao entardecer..rs. Vou imprimir o mapa para facilitar mesmo.
        Na primeira vez em Aruba usei todas as suas dicas, até a sua padaria no caminho para Baby Beach..rs
        Bjs

  6. Olá Bel, adorei a dica e com certeza Iremos conhecer este lugar..
    Eu e a Carla (minha esposa) vamos pra Aruba no dia 11/05/2014. Tenho acompanhado suas dicas e seria um grande prazer pra nós se nos encontraremos por aí.
    Por enquanto é isso..
    Um abraço e até breve!!

    • Em que hotel vocês vão ficar? Eu posso passar por lá. Você pode trazer alguns saquinhos de figurinhas da Copa para a minha filha? :p

  7. Pingback: Onde comer em Aruba - Aqui em ArubaGuia de Aruba

  8. Olá Bel,

    ótimo seu blog, tem sido extremamente útil.
    Sou irmão da Rena Júlia que está indo casar em Aruba em outubro.
    Adorei seu post sobre o Zeerover e gostaria de saber como faço para chegar no local, somente de carro? Tem alguma outra forma?
    Aproveitando a mensagem, quais documentos preciso para alugar carro em Aruba?

    Ricardo

    • Oi Ricardo, obrigada! :)
      Infelizmente sim, em Aruba só dá para se chegar de carro em muitos lugares e o Zeerover é um deles. Para alugar carro só se pede passaporte, cartão de crédito e carteira de motorista, pode ser a brasileira mesmo.
      Um abraço

  9. Olá!! Tudo bem?
    Bom, eu estava pedindo esse favozinho só pros amigos que moram fora. Mas consegui poucas fotos e tá chegando o dia de fazer a surpresa. Vou montar tudo no dia 01 de agosto… tô ficando nervosa…daí resolvi procurar nos blogs amigos brasileiros que moram em outros países!!! 😉

    Então, o assunto é: eu vi uma ideia na internet e resolvi tentar reproduzir para o meu aniversário de namoro, que é em Agosto!
    Para isso, eu gostaria da ajuda de vocês!!! Quem é de outro local fora do Rio de Janeiro, tira uma fotinho pra mim por favor?
    Pode ser numa paisagem local, num monumento maneiro… Ou se você tem uma amiga(o) de outra localidade e puder pedir… :)

    É só escrever em uma folha/placa/papelão, qualquer coisa, rs, no seu estilo, à sua maneira algo assim:
    “Érico, todo mundo aqui do (seu estado/cidade/país) sabe que Letícia te ama.”
    OU
    “Érico, todo mundo aqui do (seu estado/cidade/país) sabe que a Letícia é louca por você!”

    Olhem o exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=BM3zzFCcaYw

    Quando estiver pronto, pode enviar pro meu e-mail: leticiabgportugal@hotmail.com
    Desde já agradeço à quem puder colaborar… e quem não puder, sem problemas! :)

    Beijossssssss.

    • Desculpe Letícia. Estava de férias no Brasil e só agora estou abrindo os comentários do blog e vi que a data já passou.

  10. Oi Bel! Amo suas dicas sobre Aruba..
    Gostaria de algum email de contato seu, pois estou pensando em estudar em Aruba. Obrigada, um beijo!

  11. Que saudades de Aruba e do Zeerover. Eu fui na volta de Baby Beach e achei meio na louca (estava sem GPS), e foi a melhor comida da viagem para mim. Preço barato para os padrões arubianos, mas principalmente pela simplicidade do lugar. Não tem nada de cerimônia como a maioria dos restaurantes onde serve um pouquinho de comida e cobram um monte. Comida farta e peixe fresco em Aruba é este o lugar. Foi tão bom que voltei 3 dias depois.

    Parabenize seu marido. O bondinho pelo que vi no post que você fez, ficou muito bonito. Os críticos que vi dando entrevista no canal 13 tiveram que engolir e reconhecer que valeu a pena, eheheh

    Bel, começaram as obras no Hard Rock?

    • Oi Kendrik, tudo bem? Saudade se mata voltando, hein! 😉

      Obrigada, vou falar para ele sim. Semana passada chegou o novo bondinho, agora tem um double decker azul, vou postar na página do blog no facebook. Não começaram as obras do Hard Rock não, cada semana eles falam que falta só isso, ou só aqui, vamos ver.

      Em compensação, o Ritz-Carlton está bem no finzinho já e com data de inauguração.

      Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *