Já está tendo Copa em Aruba!

A primeira vez que eu pude ter uma ideia de como era a Copa em Aruba foi em 2006, quatro anos antes de nos mudarmos para cá. Eu e meu marido nos conhecemos em Barcelona logo depois da Copa de 2002, então esta seria a primeira que íamos assistir uma juntos.

Um belo dia, ele me saiu com esta pergunta: pra quem você vai torcer nessa Copa? Pensa numa pessoa que não sabe o que pensar. Então, eu respondi: como assim? E ele: por que? Todo mundo no Brasil torce para o Brasil? E eu: claro! (naquela época não tinha o povo anti de agora, hehehe). Então ele me disse: em Aruba não, em cada Copa a gente escolhe para quem quer torcer.

Então por aí já dá para ter uma ideia de como funcionam as coisas por aqui. Apesar de Aruba fazer parte do reino holandês, o fato de estar localizada no Caribe e falar uma língua latina faz com que eles se identifiquem com…qualquer time que eles quiserem. A maioria realmente torce para a Holanda, mas a essa maioria deve ser de uns 40% baseado unicamente no meu palpite. O resto se divide entre os grandes times, entre os quais o Brasil provavelmente deve ficar em primeiro lugar, mas também com muita gente torcendo para Alemanha, Argentina e devido ao grande número de imigrantes, a Colômbia e Portugal.

Curiosamente, o futebol não é o esporte nacional (a preferência é por beisebol), mas a ilha muda totalmente nessa época de Copa. Todas as lojas, bares, restaurantes e lugares públicos em geral estão enfeitados, só que diferente do Brasil, estão com bandeiras de todos os países participantes. Existem telões espalhados por todas as partes, inclusive um espaço no centro, na Plaza Daniel Leo, em que o próprio governo arrumou um telão e instalou arquibancadas para o povo assistir os jogos. Parecido com o Brasil, nos horários de jogos da Holanda, ou o pessoal vai para casa ver, ou assiste no próprio trabalho.

Alguns exemplos de como anda a ilha em época de Copa:

No 1º dia da Copa, as escolas liberaram as crianças para irem com a camiseta de algum time Pelos professores já dá para notar a diversidade de torcida
torcida para Holanda x Espanha

Holanda x Espanha no Seaport Mall. Apesar da grande maioria ser para a Holanda, vejam na frente alguns torcedores da Espanha.

No dia do 1º jogo da Colômbia, a torcida estava em peso na Plaza Daniel Leo A torcida da Argentina não era tão grande, mas provavelmente pelo jogo ser durante a semana.

12 ideias sobre “Já está tendo Copa em Aruba!

  1. Bel, eu estou querendo ir para Aruba no reveillon, nesse perido eh muito caro as coisas ai ?? tipo tem Hostel em Aruba ?? pois nao consigo encontrar em site nenhum informacoes. Se caso nao tenha qual voce indica com um valor bem em conta?? os aptos ??

    • Não tem hostel não, Dalison. É período de altíssima temporada sim. Vc vem sozinho? Tem uns aptos, tem que ver se vc consegue lugar.

  2. Olá, Bel. Primeiramente, parabéns pelo blog! Eu e minha namorada vamos para Aruba em janeiro e estamos adorando as suas dicas.
    Decidimos ficar hospedados na praia de Palm Beach, porém estamos em dúvida sobre qual hotel escolher. Lemos em alguns sites que pode ser difícil conseguir um espaço na areia com guarda-sol em alguns hotéis. Essa informação procede? A faixa de areia é pequena, ou não são muitos os locais com sombra?
    Estamos decidindo entre o Marriott, Holiday Inn e Radisson.

    Falando nisso, os locais de sombra são apenas aqueles “quiosques” ou os hotéis disponibilizam guarda-sol?

    Obrigado pela atenção!
    Grande abraço!
    Rafael

    • Oi Rafael,

      Obrigada! Em janeiro é altíssima temporada, o mês em que Aruba mais recebe turistas, então vc pode ter esse problema sim. Em Aruba não existem guardassóis porque o vento leva. O que existe são palapas, uma estrutura de madeira e palha. Elas ficam na praia e a princípio, não deveria ser cobrado nada porque a praia é pública, assim como as estruturas que ficam nela. Alguns leitores que vieram recentemente me disseram que não estavam cobrando pelas palapas, mas que o povo estava acordando às 5h da manhã para reservar uma. São poucas e a maioria quer ficar na praia, então a disputa é essa. O que os hotéis costumam cobrar são as cabaninhas que eles põem ao redor das piscinas, isso sim pode. O Marriot e o Radisson são de uma categoria superior ao Holiday Inn.

      Um abraço!

      • Bel, obrigado pela resposta!

        Será que em algum hotel em específico esse problema de “superlotação” da praia pode ser amenizado? Se hospedar em Eagle Beach pode ser uma solução?

        A propósito, é seguro caminhar de Eagle Beach para Palm Beach de noite? É muito longe?

        Obrigado pela atenção!
        Abraços
        Rafael

        • Oi Rafael, Eagle Beach é mais tranquilo sim. Eu sempre digo: se vc estiver vindo pela praia, fique em Eagle, se estiver vindo para a vida noturna, fique em Palm Beach. De noite, não tem iluminação na estradinha entre Eagle e Palm Beach. Eu não recomendo. De dia, é uma boa caminhada, mas dá para fazer, principalmente caminhando pela praia mesmo.

          Um abraço!

    • Oi Chris, tudo bem?

      Não se preocupe com as figurinhas não. Estamos indo para o Brasil na 5af e eu me viro com as que faltam por lá mesmo.

      Obrigada!

  3. Olá !!!! Estou pensando em ir passar o reveillon em Aruba com minha familia, o que vc poderia me falar do hotel Riu (estamos procurando um hotel legal com o sistema de all inclusive). Obrigada desde já.

    • Oi Tatiana,

      A parte externa do RIU é bonita, os quartos nem tanto. Por que vcs querem all inclusive? Esse sistema não é recomendado para Aruba.

      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *