Vai um dente de cachorro aí? Ou quem sabe uma orelha? Que tal experimentar uma caquinha? Opa, não se assuste! São só iguarias típicas de Aruba. 😀 Faz tempo que estou devendo um ou mais posts sobre as comidas típicas de Aruba. O problema é o perfeccionismo. Eu fico querendo ter fotos legais, daí as vezes estou sem a câmera, às vezes falta bateria, às vezes esqueço. Até que eu lembrei que pelo menos uma categoria é fácil de ter fotos: a dos doces de padaria. Então bastou fazer uma visita à padaria do meu bairro para poder fazer a reportagem fotográfica.
Vejam um pouco da variedade dos artigos de confeitaria.
Tert
Um doce comum é basicamente por coisas dentro de uma massa amanteigada. Isso é chamado tert por aqui. As tortinhas mais comuns são tert di pruim (torta de ameixa) e tert di coco (torta de côco).
Cocada
Assim como no Brasil, existe uma grande variedade nos tipos de cocada. A mais comum ou tradicional é a branca ou com colorantes.
Existem as feitas com açúcar mascavo e outras feitas com amendoim.
Também tem as feitas com leite condensado e as feitas com leite em pó.
E finalmente a cocada de amendoim (esquerda) e o famoso dente de cachorro (djente di cacho) à direita, que nada mais é que uma cocada feita com côco em pedaços.
Bolos
Uma das poucas palavras que o papiamento de hoje em dia tem em comum com o português é a palavra bolo. Nas padarias nunca falta uma sessão de bolos brancos com diversos recheios: doce de leite (aqui chamado caramelo), chocolate ou creme. Bolo branco aqui é chamado de bolo di manteca.
Também sempre estão presentes os cupcakes e mini-cupcakes.
Em Aruba, segue-se a tradição holandesa de vender bolos em porções já cortadas e embaladas. Cortar e pesar ao gosto do freguês nem pensar. Morro de lombrigas só de pensar na amor aos pedaços…
Bolos tradicionais como de gelatina colorida, de chocolate, de cheesecake ou de tiramisú.
Esse é o meu favorito: bolo di cashupete (castanha de caju). Amo de paixão: é um bolo com creme de castanha de caju moída com açúcar e manteiga. Quem experimenta não esquece jamais! É o mais caro, isso é verdade, mas castanha de caju é cara em todos os países que eu conheci. Se alguém souber de um lugar onde a castanha de caju seja barata, me avisa que vou lá me acabar de tanto comer.
Donuts
Os donuts, com glacê, sem glacê, recheados ou não também são consumidos no café-da-manhã. Antes de sair do Brasil, a idéia de comer um doce no café-da-manhã me parecia estranha, mas depois de morar oito anos na Espanha e dois em Aruba, acabei me acostumando com a idéia.
Flappen e tortas
Um doce tradicional holandês é o appelflap, muito comum de encontrar por aqui. O conceito é simples; põe-se um pouco de geléia de maçã dentro de um pedaço de massa folhada. Aqui em Aruba, o povo foi além e criou variações com ameixa (arubiano adora ameixa e passas) e com creme de baunilha. Sabe aquelas tortinhas de morango que tem no Brasil? Aqui também costuma ter, mas como agora não é época de morango, surgem variações com frutas diversas.
Cookies
Os biscoitos amanteigados aqui são conhecidos pelo nome em inglês e às vezes podem ter alguma variação, como recheios.
Oreya
Olha a orelha aí, gente! Esse pão meio caramelizado recebe esse nome porque seu formato supostamente lembra as orelhas de um elefante. 😛
Bolita di tamarijn
Eu nunca experimentei esse aí porque eu achava que era feito de amendoim (que eu detesto), mas agora que descobri que é de tamarindo, vou me arriscar.
Dulce de leche, kakinja e chupa bebe
Os nomes são diferentes, mas os sabores conhecidos. O que se conhece como dulce de leche aqui em Aruba é o nosso doce de leite ninho, o tal kakijna (pronucia-se caquinha) é o nosso puxa-puxa e o chupa bebe (diz-se chupa bêbe) é aquele docinho tipo pirulito, mas transparente. Não consigo me lembrar o nome, mas sei que tem no Brasil sim.
Vla hoorntjes e tompouce
E por fim, duas iguarias holandesas fáceis de achar aqui no meu cafofo caribenho: vla hoorntjes (chifres de vla) e tompouce (pronuncia-se tompús). O tompouce é o doce favorito do maridão (às vezes ele mente que perde para o meu pavê, mas eu não acredito). Já eu prefiro um vla de supermercado, bem geladinho para comer com colher. E vocês? Alguém aí ficou com lombriga?
Onde tem uma padaria boa perto do Holiday Inn?
Muito Obrigada
Anney
Que eu me lembre não tem padaria em Palm Beach, Anne. Esse tipo de comércio barato, só indo para os bairros ou no centro. Mas nos supermercados de Eagle Beach dá para encontrar uma certa variedade de comida de padaria.
Um abraço
Como é a aceitação de nosso brigadeiro aí?
A moda no Brasil e até em NYC são as ” brigaderias ” .
Você acha que um comercio de doces brasileiros, tipicamente os brigadeiros
Vira?
Grata,
Lucia
O brigadeiro tem uma boa aceitação, eu mesma faço para festas. Acho que uma doceria fina na Mainstreet seria uma boa opção sim. Atualmente não tem nada assim.
Abraço
Obrigado pela resposta Bel e mais uma vez parabéns pelo seu blog. Muito esclarecedor.
Lhe enviei uma resposta via e-mail, pois assuntos pessoais desviam o foco do blog, não é mesmo?
Beijos
Pingback: Doces no Mundo | 155 dicas de guloseimas | Domingão de Twittadas
Oi Bel, de que são feitos os Vla hoorntjes e tompouce?
Abraços!!!
O tompouce são dois retângulos de massa de pastelaria recheados com um creme. Não sei exatamente qual o creme. Na parte de cima tem um pouquinho de geléia que dá a cor rosa. Os vla hoorntjes são cones de massa folhada recheados com um creme, também não sei exatamente que creme. Mas é tudo gostoso, hehehe.
Os únicos que nunca vi pelo Brasil (pelo menos, na minha cidade) são o appelflap, vla hoorntjes e tompouce – apesar de existirem coisas similares.
Onde tem tompouce no Brasil, Anna?
Realmente, parecem muito bons! Dia 22 agora estarei lá para experimentar!!
Fiquei com água na boca, estou chegando em Aruba domingo, dia 23, e vou entrar numa padaria pro provar tudo!
Bjs
Bom apetite, Camila. 😉