A questão do abastecimento

O lado b de se morar numa ilha paradisíaca do Caribe é a questão do abastecimento. Coisas que você não dá valor quando se mora num país farto em produtos frescos, como o Brasil, aqui são apreciadas. Então ir ao supermercado e encontrar tudo o que você tinha em mente é um prazer inenarrável. :) Isso porque algumas vezes tem algum contêiner que está atrasado, por motivos diversos.

Aruba é abastecida por contêineres que tem 3 origens distintas: Estados Unidos, Holanda e Venezuela-Colômbia-países latino-americanos em geral. Então às vezes, principalmente na época da temporada de furacões, como agora, acontece de um contêiner não chegar na data prevista. Atualmente, o que está atrasado é o que vem da Holanda e a ilha não tem batatas. Para um turista pode parecer surreal, mas não tem batata em nenhum supermercado da ilha desde a 6a feira passada e segundo dizem o contêiner só vai chegar amanhã, o que significa que entre descarregar e distribuir, o produto tão esperado só vai reaparecer 6a feira.  Enquanto isso, essa que vos fala, vai ficando com lombrigas de uma boa salada de batatas para comer com a maionese caseira que eu fiz esse fim-de-semana.

No meu caso, eu acabo sofrendo mais do que a média com o atraso dos contêineres, porque, por uma questão de hábitos alimentares, aqui em casa, quase tudo o que consumimos é fresco. Não consumo leite de caixinha, por exemplo. Nem frutas e verduras congeladas. Não compro molho de tomate, eu mesma faço. Não uso tempero completo, compro vários tipos de ervas frescas, como manjericão, orégano, louro, além do indispensável cheiro verde. Não compro cubinhos de caldos de carne, frango ou peixe. Todos os meus caldos são caseiros e ficam congelados sem nenhum conservante nem glutamato monossódico. Isso faz com que eu faça no mínimo duas visitas ao supermercado por semana, mas pelo menos minhas idas são rápidas, porque eu passo quase batido por todas as prateleiras de produtos alimentícios e vou direto para a geladeira. E são exatamente os produtos frescos os mais afetados pelos atrasos de algum contêiner. Porque os supermercados sempre tem bons estoques de enlatados, arroz, farinhas e produtos de limpeza, mas ter um estoque de verduras e outros produtos frescos não é possível.

Então da próxima vez que vocês ficarem com aquela invejinha da minha proximidade com as praias paradisíacas, consolem-se pensando que morar aqui também tem seus perrengues. 😉

21 ideias sobre “A questão do abastecimento

  1. Oi Bel!
    Estou indo para Aruba em novembro e gostaria que você me indicasse um hotel/pousada bem legal e se possível não tão cara….rsrsrsrsrsr … Será que é melhor ficar em Eagle Beach ou Palm beach?
    Seu blog está me ajudando demais! Parabéns!
    Bjos e obrigada!

    • Oi Ana Paula, Aruba tem centenas de opções de hotéis e pousadas. Fica impossível recomendar porque eles fazem diferentes promoções em épocas diferentes. Ficar em Eagle Beach ou Palm Beach depende do seu perfil. Vc vem sozinha, casada, com ou sem filhos, quer relaxar ou pegar uma balada? Enfim, para que vc não se sinta muito perdida, eu recomendo que vc leia os meus posts sobre hotéis e hospedagem. E daí se vc pesquisar os preços para uma determinada época e ficar em dúvida entre 2 ou 3, então sim eu posso te ajudar a decidir, ok?

      Um abraço

      • Olá Bel!!!

        Eu vou com o meu marido e estávamos pensando em
        Cozinhar no hotel….então andei pesquisando algumas opções mais em conta e estou entre estas opções: Aruba Beach Villas, White Beach apartaments, Pauline’s apartamento e por fim o The Mill Resort…, o que você acha ???
        Nao tenho como agradecer a sua ajuda! Mto obrigada!
        Ana

        • Olá Ana Paula,

          eu já fui pra Aruba, no natal/reveillon de 2012, e viciei no blog da Bel, por isso tomei a liberdade de comentar.

          Fiquei hospedada no White Beach apartaments e foi demais! Ficamos em Bubali, alugamos um carro e já estavamos nos sentindo locais em Aruba! O dono chama Petter, é um holandês que mudou para Aruba, e o cara incrível, super atencioso e os quartos são completos, mega confortáveis, seguros, realmente vale muito á pena. Como alugamos carro, íamos no mercado, se eu não me engano chama Big Food e cozinhamos algumas vezes, fora que nosso café da amnhã também era ótimo.

          Foi tão legal que até a vizinha uma vez veio falar com a gente…

          Aruba é o máximo!

          Desculpa me meter, Bel!

          Bjs

        • Oi Ana Paula, ainda bem que a Camila já te ajudou um pouco, porque o único que eu conheço dos três é o The Mill. Eu gosto muito, os quartos são bons, é super bem localizado (vc não precisa necessariamente alugar um carro) e se o preço valer a pena, eu recomendo.

  2. Olá Bel , parabéns pelo blog !
    Vou passar a lua de mel em Aruba , mas só chego em dezembro dia 26!
    Optei por passar 4 dias no Renascence e 3 dias com o revellion no Hyatt.
    Eu e minha futura esposa somos animados .
    Portanto faço algumas perguntas e agradeço diante mão se você puder responder
    1- Você acha que preciso alugar carros ?
    2- A opção dos hotéis é legal?
    3-Onde passo a noite de ano novo ?
    Se vc precisar alguma coisa do Brasil quando eu estiver indo , não exite em pedir , pois as informações que vc fornece são muito legais e principalmente úteis !!

    • Obrigada Fernando.

      Eu acho que vc não precisa alugar não, porque com essa opção de hotéis (perfeita por sinal) eu não imagino porque vc precisaria. Se você quiser fazer passeios por Baby Beach ou Arashi, vc poderia pegar um tour, por exemplo. Passe o reveillón no Hyatt mesmo, com certeza eles vão ter shows. Eu ainda não sei qual banda vai se apresentar em qual hotel, mas quando estiver perto da data, eu te comento quais as minhas bandas preferidas.

      Opa, pode deixar que peço mesmo? De onde você é?

      Um abraço

      • Sou de Curitiba _Paraná.
        Olha se vc precisar de algo e estiver ao meu alcance vai ser um prazer ajudar , não hesite.
        Mais uma coisa precisa de vacina para febre amarela? .

        • Opa, então eu quero uns 2 saquinhos de farota pronta. :) Não precisa de vacina para Aruba não. Mas procure saber se no lugar onde vc vai fazer conexão precisa. Se for só, escala, não precisa se preocupar.

  3. Oi Bel, Td bem?
    Estou amando seu blog, dicas importantíssimas pra quem vai a aruba!
    Vou pra aruba de 28 de dezembro a 07 de janeiro de 2014, ficarei hospedada no Riu. Vou fugir do assunto do post, mas Gostaria mto da tua ajuda , pois queria fazer um casamento simbólico em aruba, somente eu meu marido e nosso filho de 3 anos,( um jantar, fotos….) porem todos as informações q tive, inclusive do hotel e que precisa da certidão de casamento, porem nos somos “casados” , na união estável aqui no Brasil , ou seja só temos o contrato, porém dizem q nao e reconhecido aí….
    Então gostaria de saber se vc sabe de alguma cerimonia , algo bem simples que nao precise de certidão de casamento ! Queria tanto tirar fotos com aquela grinalda de flores ….. Obrigada desde já ! Luciana

  4. Olá! Td bem?
    Estou amando seu blog, dicas importantíssimas pra quem vai a aruba!
    Vou pra aruba de 28 de dezembro a 07 de janeiro de 2014, ficarei hospedada no Riu. Vou fugir do assunto do post, mas Gostaria mto da tua ajuda , pois queria fazer um casamento simbólico em aruba, somente eu meu marido e nosso filho de 3 anos,( um jantar, fotos….) porem todos as informações q tive, inclusive do hotel e que precisa da certidão de casamento, porem nos somos “casados” , na união estável aqui no Brasil , ou seja só temos o contrato, porém dizem q nao e reconhecido aí….
    Então gostaria de saber se vc sabe de alguma cerimonia , algo bem simples que nao precise de certidão de casamento ! Queria tanto tirar fotos com aquela grinalda de flores ….. Obrigada desde já ! Luciana

  5. Oi Bel,

    Seu blog é excelente, trazendo informações interessantíssimas, dicas muito úteis e o melhor, em português! hehe.

    Você falou que uma opção melhor pra usar internet aí é comprar um chip celular. Quais operadoras tem aí, qual indica pra usar um pré-pago por uma semana só pra internet?
    Vamos aproveitar muitas dicas suas, o bondinho, os shoppings, as lojas de brinquedo…muito obrigada!

    Se precisar de algo do Brasil (São Paulo), estamos indo a passeio e embarcamos na próxima quarta (25/09).

    Bj,

    Roberta

    • Roberta, essa é uma pergunta tão comum que vou tentar escrever um post amanhã. Se vc puder trazer pano de chão eu agradeço. É sério, aqui todo mundo usa mop (não sei o nome em português), daí eu acabo tendo que cortar um pedaço de uma toalha, só que fica super grosso, hehehe.

  6. Olá Bel,
    Estou adorando o seu site! Estamos indo para Aruba na próxima semana, para um casamento, gostaria de saber se você tem 2 dicas, um salão de beleza, com preço legal rsrs e lojas de brinquedos.
    Muito obrigada,
    Beijos,

    • Oi Mariana, que dia vc chega? Estava precisando de umas coisinhas urgente. 😉
      Salão bom e barato é o Heaven’s Hair Salon (o dono é evangélico, por isso o nome) – 583 7377. Fica na Mainstreet, bem ao final, quase em frente ao Burger King.

      A loja de brinquedos mais completa chama-se Top 1 Toys, que fica na avenida do litoral, entre Eagle Beach e o centro. A que vc vai encontrar as melhores ofertas chama-se Antraco, a variedade é bem menor que a Top 1 Toys, mas eles sempre tem alguns produtos em promoção, com descontos que chegam a 70%! Lá é o 1º lugar que eu vou quando temos um aniversário para ir e quero comprar um brinquedo. Você tem que procurar brinquedos que tenham uma etiqueta vermelha. Se os brinquedos da promoção não me interessam, daí eu busco em outro lugar. Tem uma que eu gosto muito também, que se chama Treasure Toys, fica em frente ao supermercado Ling & Sons. Lá é uma loja de brinquedos artesanais e tradicionais, principalmente brinquedos de madeira. São brinquedos que vem da Alemanha ou Holanda. É lá que eu comprei um trenzinho para a minha filha, cadeira de balanço, um quadro branco de um lado e quadro negro do outro. Também tem bonecas de pano e instrumentos musicais.

  7. Olá,tudo bem? Adorei o seu blog, as dicas são ótimas, vou para Aruba em Novembro, e havia procurado vários sites para saber a respeito e nenhum teve tantas informações em um mesmo lugar quanto no teu blog,além de você ser super educada com todos. Bom, queria saber a respeito de algumas coisas, vi que novembro é época de chuva, mas infelizmente é a unica data que posso ir,gostaria de saber se chove todos os dias e se irei aproveitar mesmo com o esse clima. Aí é bom para compras(óculos,biquíni,lembranças,etc)? Ou os preços são mais ou menos parecidos com o do Brasil ou mais caro? Irei ficar no hotel Divi Village Golf and Beach Resort, fica em Oranjestad, parece ser bem legal… vc sabe a respeito ? uma ultima pergunta, para poder usar a internet do meu celular, devo comprar um chip dai? o hotel que irei ficar o Acesso Wi-Fi disponível nos quartos do hotel tem um custo de USD 15 por 24 horas,um absurdo!! Ficarei muito grata se responder a essas perguntas, já pesquisei muito e não encontrei essas informações. Desde já,muito obrigada!!Um beijoo

    • Oi Stefany.

      Como é a temporada de chuvas varia muito, de ano para ano. A deste ano ainda não começou, está seco pra caramba, então ainda não dá para saber, mas normalmente é bem menos chuvoso que a temporada de chuvas do Brasil. Normalmente, a chuva é de madrugada ou de manhãzinha, não costuma atrapalhar o dia. A não ser que vc venha numa semana que estejamos sob a influência de um furacão lá em cima. No ano passado, quando o Sandy arrasou a Jamaica tivemos uma semana sem sol. Ou chovia ou ficava nublado. Assim que cruze os dedos. 😉

      O Divi Golf é ótimo, meu marido já se hospedou nele (eu escrevi no post sobre os hotéis de Aruba). Sem dúvida é mais fácil comprar um chip aqui. O chip custa entre uns $22 a $25 e vc fica conectada o tempo todo.

      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *