Extra! Extra! Ontem à noite, durante uma recepção na FIESP, o príncipe Willem Alexander anunciou que a partir de 14 de dezembro haverão vôos diretos entre o Brasil e Aruba. Na presença do ministro presidente de Aruba, Mike Eman, e de uma platéia de empresários, ele anunciou que o vôo vai ser operado pela nova companhia aérea Aruba Airlines e o avião Airbus 320, que vai ser usado, chega hoje de manhã em Aruba!
Quem acompanha o meu blog sabe que a luta por vôos diretos entre o Brasil e Aruba é antiga. No ano passado, o ministro de turismo de Aruba anunciou e eu publiquei aqui, que ele tinha feito um acordo com a Gol e com a Avianca para que eles disponibilizassem um vôo direto por semana de Guarulhos para Aruba. Aparentemente, as duas companhias tinham concordado, mas depois elas deram para trás.
Agora, esperamos que tudo dê certo. A Aruba Airlines é uma companhia nova, que ainda não começou a operar. Apesar de ser privada, está recebendo bastante investimento do governo, com o compromisso de operar linhas diretas que não existem atualmente. A idéia é começar com esse vôo para São Paulo. Pouco tempo atrás, eles também anunciaram que pretendem fazer um vôo direto para Boston.
Quanto às passagens, pelo o que eu vi, ainda não estão sendo vendidas. Eu fui ao site deles e lá ainda não rem uma parte de compra de passagens. Eu assinei a newsletter e assim que houver alguma atualização, eu publico.
O príncipe Willem Alexander está no Brasil com uma grande comitiva de políticos e empresários com o objetivo de fazer acordos comerciais e de cooperação entre a Holanda, Aruba e o Brasil. Curiosamente, a notícia do vôo direto não apareceu em nenhum lugar da imprensa brasileira, mas quem quiser ver a notícia em papiamento, pode ler no jornal Diario ou no 24ora, onde vocês podem ver fotos dos impagáveis passistas arubianos que deram um show ontem para a comitiva. 😉
Atualização: agora já saiu a notícia no Brasil e com ela a explicação do porquê das passagens ainda não estarem sendo vendidas: a princípio, eles só vão operar vôos charter. Somente a partir de fevereiro, vão oferecer vôos regulares.
2a atualização (11/dez): o site já funciona para reserva de viagens. O vôo é semanal e o trecho Aruba-São Paulo sempre é às 6as feiras, com saída de Aruba às 19:30h (20:30h horário de Brasília) e chegada em Guarulhos às 3:55h, enquanto o trecho São Paulo – Aruba é sempre aos sábados, com saída às 5:15h e chegada em Aruba às 9:40h (10:40h no horário de Brasília).
Eu andei dando uma sapeada no site e percebi duas coisas: aparentemente só existe uma classe de tarifa, sendo que o preço total para uma pessoa na classe turística fica por U$ 830,25 e na classe executiva sai por U$ 1.530,15. A segunda coisa é que o site aceita compra de passagem para dezembro, janeiro e fevereiro, mas os vôos a partir de março ainda não estão disponíveis.
Eu achei que tanto a faixa de preços quanto os horários são bons. Considerando que o vôo tem uma duração média (6h e 25 min.) fica praticamente impossível ter um vôo que dure a noite inteira mesmo e o aspecto prático de quem vem de férias também conta. Apesar de ter que estar no aeroporto de madrugada, pelo menos o turista vai aproveitar um dia inteiro de praia. E na volta para o Brasil, ainda dá para aproveitar, pelo menos, a manhã inteira. Para mim, pessoalmente chegar em GRU de madrugada é ótimo, porque eu consigo pegar o primeiro vôo para Campo Grande, enquanto se eu viajo com a Gol, obrigatoriamente tenho que esperar cinco horas e meia porque o vôo chega muito em cima da hora para o primeiro. E acho que isso vale para muita gente que precisa pegar conexão.
Atualização de maio de 2015: essa rota ainda não está operativa, o que sim está funcionando é o vôo direto Manaus – Aruba pela Insel Air.
Pingback: Notícias atualizadas de Aruba - Aqui em ArubaGuia de Aruba
Pingback: Inaugurado o primeiro vôo Aruba - Manaus - Guia de ArubaGuia de Aruba
Oi Bel, sou eu de novo kkkkk.
Mais uma dúvida, saio de SP para Aruba de Avianca, via Bogotá. Voce sabe me dizer se terei que mostrar o visto de vacinação contra febre amarela lá?
Já pesquisei em vários lugares e alguns dizem que já pedira, outros que nunca apresentaram.
A minha vacina venceu em 2012. Preciso saber se vou precisar, pois está se aproximando a data da minha viagem.
Mais uma vez, muito obrigada.
Oi Cristina, eu sempre viajo com a Avianca e nunca tive que apresentar nada. Nem costumo viajar com a carteirinha de vacinação, aliás.
Pingback: Notícias atualizadas de Aruba - Aqui em ArubaAqui em Aruba
Bel, eu de novo… e como anda a construção do Hard Rock? Já começaram?
Não Kendrik. Faz umas semanas que o governo e o Hard Rock terminaram de assinar os últimos papéis. Vamos ver quando vai ser. O que já está terminando (inclusive pondo anúncio no jornal para contratar gente) é o Ritz Carlton. Esse é aquele que está sendo constuído depois do Marriot e vai “roubar” uma parte da praia dos windsurfistas e kitesurfistas.
Bel, entrei no site da Aruba Airlines e nada de português… Sei que ainda estão no início, mas se vão operar no Brasil, podiam disponibilizar uma página também em português, concorda?
Por falar nisso, quando fiquei no Bucuti, quase ninguém dos poucos funcionários que o hotel tem falava espanhol. Foi um aperto… Tiveram que chamar o gerente que era o único que “hablava” espanhol.
Do alto da minha ignorância por não falar inglês, tinha que me comunicar com o jardineiro do Bucuti, um baiano muito gente boa e que está a mais de 10 anos na ilha… ele me ajudou demais…
Estamos esperando o tópico das comidas típicas e os preparos, torcendo para sair antes do Natal ehehe
Oi Kendrik, atualizei o post para você ;-). Essa coisa dos idiomas tem um pouco da mentalidade arubiana: eles acham que todo o planeta fala inglês. Aqui mesmo, tem muito site de negócios locais que é só em inglês, aliás a maioria. Na minha cabeça, o normal seria fazer um site em papiamento e depois, se quiser uma versão em inglês e/ou holandês. Mas para eles, escrever em inglês funciona como uma espécie de esperanto e acham que todo mundo entende. Meus sogros ficaram abismados em conhecer minha família e constatar que nem todo mundo sabe falar inglês. Eles não entendem como é possível.