O passeio inaugural do bondinho de Aruba

nós 3 no bondinho

Nossa foto de família para o dia histórico

No dia 24 de dezembro aconteceu o super esperado passeio inaugural do bondinho de Aruba e o marido e a filhota tiveram participação nesse momento histórico. Eles estavam entre os seletos 50 convidados que estavam dentro do bondinho. Eu contei os motivos para esse projeto num post em julho desse ano.

Apesar do passeio inaugural, o bondinho só vai estar completamente ativo no final de janeiro. Isso porque esse é apenas a primeira unidade que já está na ilha. No total vão ser 4 trenzinhos, sendo que um deles vai ser duplo. Agora que esse primeiro já está aqui, ele vai ser usado para treinar os condutores, que vão ficar fazendo o seu treinamento de madrugada. Mas, como muita gente duvidou (até um dia antes dele fazer seu passeio ainda tinha gente falando que era tudo mentira, como se estivéssemos falando de um óvni), o governo quis fazer a apresentação oficial, com direito a muitas fotos e discursos.

Uma semana antes do passeio, meu marido recebeu um convite do ministro-presidente da ilha comunicando que ele estava convidado para o passeio inaugural do bondinho. Ao responder o tradicional r.s.v.p. ele perguntou se eu e a filhota podíamos fazer parte da trupe e a resposta foi um não bem detalhado, explicando que só havia 50 lugares e que todos estavam reservados, etc. Então, eu tive um dejá vu daquela recepção para a rainha que eu tampouco fui convidada, hehehe. Só que pensando cá com os nossos botões, nós chegamos à conclusão que a filhota não ia ocupar o lugar de ninguém, já que ia sentar no colo do pai. E lá foi ela, na maior cara de pau, hehehe. O grande evento foi televisionado pela tv local e como a filhota estava muito linda e era uma das únicas crianças presentes entre os convidados, eles ficaram focando nela um tempo suficiente para um monte de amigos e conhecidos começarem a telefonar e mandar mensagem avisando.

filhota na tv

Até que o bondinho finalmente chegou na sua primeira parada, onde havia um mini-palanque para os discursos. Como uma imagem vale mais que mil palavras, eu filmei a grande chegada.

Na hora do discurso, finalmente valeu a pena estar casada com um arquiteto do governo, porque pelo menos, conseguimos um lugar sentado, com direito a comes e bebes. 😉

discurso de inauguração do bondinho

 

Só que o que todo mundo estava esperando era a chance de dar uma voltinha. E depois que acabaram os discursos, o bondinho ficou livre para uma única volta até o final da rua, antes de voltar para a garagem.

galera tentando entrar no bondinho

Nós e a torcida do Corinthians queríamos estar dentro na única volta completa do bondinho

Nós duas dentro do bondinho

Veni, vidi, vici

Uma coisa que eu adorei do bondinho é que, além dele ser muito bonito, eles pensaram num lugar para cadeirantes.

Espaç para cadeirantes no bondinho

 

Ao longo do trajeto, o bondinho foi fazendo várias paradas, tinha gente que descia, gente que subia só para tirar foto e gente que ficava até a próxima parada. Quase no final do trajeto, encontramos o meu sogro que acabou subindo para dar uma voltinha com a gente.

família Kock no bondinhoAté que chegou uma hora que nós mesmos cansamos do para-anda-para-anda e resolvemos descer dele.

Passeio do bondinho pela caya grandi

 

Mas o nosso passeio pelo bondinho terminou com chave de ouro, porque encontramos o ministro-presidente e aproveitamos para dar os parabéns pela realização e tirar uma fotinha com ele.

 Nós com o ministro presidente de ArubaE assim terminamos o ano de 2012. Feliz ano novo para todos e em 2013 eu volto com mais histórias do meu cafofo caribenho. :)

Cinco dicas para o fim de ano em Aruba

Para o pessoal que está chegando para passar Natal e Ano-Novo em Aruba, aí vão algumas dicas de última hora.

1) Não deixe de ver a casa de luz de Seroe Preto. Vai render fotos incríveis e também a oportunidade de experimentar um pouco dos salgadinhos locais, como pastechi (um pastel com massa mais grossa) ou cheeseball. O cheeseball não tem nada a ver com a bolinha de queijo do Brasil, aqui o queijo não é um recheio, mas sim parte da massa. De quebra todas as noites tem shows com grupos de gaita, que tocam as músicas natalinas de Aruba.

2) Aproveite o passeio de carro noturno para ver as rotatórias incrivelmente iluminadas que estão por todas as partes, tanto pelo litoral quanto pelos bairros.

Rotatória em frente ao Wendys

Rotatória em frente ao Wendys

rotatoria atras do wendys

Rotatória do bairro de Pontón

rotatória de Tanki Flip

Rotatória de Tanki Flip

Mas para mim, a melhor rotatória desse ano é a de Wayaca. Eles fizeram um presépio em tamanho natural e que gira. Tentamos fazer um filminho, para tentar dar uma idéia. Para chegar a essa rotatória é simples, ela fica bem em frente ao aeroporto, em direção ao centro da ilha.

3) Em relação às ceias de fim de ano, as minhas recomendações são as mesmas do post que eu fiz sobre onde comer em Aruba. Existem muitas opções de ceias tanto de Natal quanto de Ano Novo, então comparem as opções, os preços e as condições. Alguns lugares tem shows de fogos, outros não, alguns lugares incluem a bebida, outros não, alguns lugares vendem entradas, outros fazem reservas com cartão de crédito. Só um conselho ao escolher o lugar da ceia: só saia de perto do hotel se estiver de carro, se você estiver de táxi, escolha um lugar perto, porque depois das 21h, os táxis somem nesses dias de festa.

4) Para o reveillón, cada hotel prepara a sua festa, normalmente após o jantar (você paga a ceia e o show está incluído). O estilo varia segundo o estilo do hotel: normalmente as festas do Hyatt são muito chiques e formais, enquanto as festas do Marriott são mais do estilo de carnaval, com algum show de um grupo famoso daqui, os mais conhecidos são Tsunami, Le Groove e Youth Xtreme. Se você é solteiro e quer uma balada, as opções são poucas. Dois dos lugares que costumam reunir jovens solteiros por aqui são o Moomba Beach, um bar de praia que fica entre o Holiday Inn e o Marriott e o Señor Frogs. Eu sugiro que para saber qual vai ser a festa mais badalada, você vá a um desses lugares e pergunte para os garçons ou frequentadores.

5) Independente de onde você estiver passando o seu réveillon, quando der a meia-noite, tente estar num lugar alto para ver a queima de fogos. A diferença entre ouvir os fogos de baixo e ver os fogos de cima é bem grande. Fique esperto se você resolver pular as ondinhas: as praias de Aruba não tem nenhum tipo de iluminação e de noite o mar é bem mais agitado. Aliás, ir para a praia à noite é considerado um ab-sur-do por aqui. Sério, se você quer chocar um arubiano é falar que quer ir para a praia à noite, eles imediatamente assumem que você quer ir transar, vixe!

Casa de luz de Seroe Preto 2012

casa de luz de Seroe Preto 2012Sexta-feira foi o dia da nossa já tradicional visita à casa de luz de Seroe Preto. Como eu expliquei no ano passado, eu acho esse um dos passeios mais legais para se fazer em Aruba nas festas de fim de ano. A decoração desse ano foi quase igual à do ano passado, o que gerou algumas críticas, mas como tudo é voluntário, quem quiser que faça melhor, né? A primeira casa é diferente do ano passado, este ano foi transformada numa igrejinha e a segunda é praticamente igual só mudou de amarelo para verde.

É o passeio legal para crianças (a filhota agora pede para ir todos os dias) e os adultos vão se cansar de tirar fotos de diferentes ângulos.

túnel que leva à capelinhaEsse é o caminho que leva ao presépio da casa de luz. Não tem pai ou mãe que resista a tirar uma foto do rebento junto à capelinha.

filhota junto ao presépio

E nós não fomos diferentes. ;)

Tanto de longe quanto de perto, a vista é sensacional.

vista do morrinho de Seroe Preto

foto da família trapo

A filhota ainda precisa ensaiar um sorriso mais natural, hehehe.

 Detalhe dos sinosvegetação ao redor da casaA escada ficou tão bonita que dá vontade de subir várias vezes.

detalhe da escadaAs diversas formas inspiram criativadade em muita gente. Esse aí resolveu simular uma peruca.

foto criativa

 

pai e filha na igrejinhaOutra coisa que eu achei interessante é que todas as luzes que ficam nas casas são coladas com cola quente em cartolina. Isso tem que dar um trabalho da peste.

foto familia KockMas o resultado faz a alegria de muita gente! :)

Como qualquer caminho que saia do litoral acaba ficando difícil para quem não é daqui, eu resolvi fazer o mapinha para dar uma mão.

 


View Rota para casa de luz de Seroe Preto in a larger map

 

Comidas típicas de Aruba – doces de padaria

Vai um dente de cachorro aí? Ou quem sabe uma orelha? Que tal experimentar uma caquinha? Opa, não se assuste! São só iguarias típicas de Aruba. 😀 Faz tempo que estou devendo um ou mais posts sobre as comidas típicas de Aruba. O problema é o perfeccionismo. Eu fico querendo ter fotos legais, daí as vezes estou sem a câmera, às vezes falta bateria, às vezes esqueço. Até que eu lembrei que pelo menos uma categoria é fácil de ter fotos: a dos doces de padaria. Então bastou fazer uma visita à padaria do meu bairro para poder fazer a reportagem fotográfica. :)

Vejam um pouco da variedade dos artigos de confeitaria.

Tert

Um doce comum é basicamente por coisas dentro de uma massa amanteigada. Isso é chamado tert por aqui. As tortinhas mais comuns são tert di pruim (torta de ameixa) e tert di coco (torta de côco).

 Cocada

cocada tradicional Aruba

Assim como no Brasil, existe uma grande variedade nos tipos de cocada. A mais comum ou tradicional é a branca ou com colorantes.

cocada de açúcar mascavo e de amendoim

 

Existem as feitas com açúcar mascavo e outras feitas com amendoim.

cocada de leite em pó e de leite condensadoTambém tem as feitas com leite condensado e as feitas com leite em pó.

cocada de amendoim e dente de cachorroE finalmente a cocada de amendoim (esquerda) e o famoso dente de cachorro (djente di cacho) à direita, que nada mais é que uma cocada feita com côco em pedaços.

Bolos

Bolo di manteca

Uma das poucas palavras que o papiamento de hoje em dia tem em comum com o português é a palavra bolo. Nas padarias nunca falta uma sessão de bolos brancos com diversos recheios: doce de leite (aqui chamado caramelo), chocolate ou creme. Bolo branco aqui é chamado de bolo di manteca.

cupcakes e mini-cupcakes

Também sempre estão presentes os cupcakes e mini-cupcakes.

bolos diversos

Em Aruba, segue-se a tradição holandesa de vender bolos em porções já cortadas e embaladas. Cortar e pesar ao gosto do freguês nem pensar. Morro de lombrigas só de pensar na amor aos pedaços…

bolos tradicionais

Bolos tradicionais como de gelatina colorida, de chocolate, de cheesecake ou de tiramisú.

bolo di cashupeteEsse é o meu favorito: bolo di cashupete (castanha de caju). Amo de paixão: é um bolo com creme de castanha de caju moída com açúcar e manteiga. Quem experimenta não esquece jamais! É o mais caro, isso é verdade, mas castanha de caju é cara em todos os países que eu conheci. Se alguém souber de um lugar onde a castanha de caju seja barata, me avisa que vou lá me acabar de tanto comer.

Donuts

donuts

Os donuts, com glacê, sem glacê, recheados ou não também são consumidos no café-da-manhã. Antes de sair do Brasil, a idéia de comer um doce no café-da-manhã me parecia estranha, mas depois de morar oito anos na Espanha e dois em Aruba, acabei me acostumando com a idéia.

 Flappen e tortas

pruimflap e tortasUm doce tradicional holandês é o appelflap, muito comum de encontrar por aqui. O conceito é simples; põe-se um pouco de geléia de maçã dentro de um pedaço de massa folhada. Aqui em Aruba, o povo foi além e criou variações com ameixa (arubiano adora ameixa e passas) e com creme de baunilha. Sabe aquelas tortinhas de morango que tem no Brasil? Aqui também costuma ter, mas como agora não é época de morango, surgem variações com frutas diversas.

Cookies

cookiesOs biscoitos amanteigados aqui são conhecidos pelo nome em inglês e às vezes podem ter alguma variação, como recheios.

Oreya

oreyaOlha a orelha aí, gente! Esse pão meio caramelizado recebe esse nome porque seu formato supostamente lembra as orelhas de um elefante. 😛

 Bolita di tamarijn

bolita di tamarijn

Eu nunca experimentei esse aí porque eu achava que era feito de amendoim (que eu detesto), mas agora que descobri que é de tamarindo, vou me arriscar.

Dulce de leche, kakinja e chupa bebe

dulce de leche, kakinja e chupa bebe

 

Os nomes são diferentes, mas os sabores conhecidos. O que se conhece como dulce de leche aqui em Aruba é o nosso doce de leite ninho, o tal kakijna (pronucia-se caquinha) é o nosso puxa-puxa e o chupa bebe (diz-se chupa bêbe) é aquele docinho tipo pirulito, mas transparente. Não consigo me lembrar o nome, mas sei que tem no Brasil sim.

Vla hoorntjes e tompouce

 

vla hoorntjes e tompouce

 

E por fim, duas iguarias holandesas fáceis de achar aqui no meu cafofo caribenho: vla hoorntjes (chifres de vla) e tompouce (pronuncia-se tompús). O tompouce é o doce favorito do maridão (às vezes ele mente que perde para o meu pavê, mas eu não acredito). Já eu prefiro um vla de supermercado, bem geladinho para comer com colher. E vocês? Alguém aí ficou com lombriga?