Quaresma

Estamos na quaresma e aqui em Aruba isso é coisa séria. Da mesma forma que, durante a época de Natal existem as missas de aurora, durante a quaresma, todas as igrejas católicas fazem o caminho da cruz todas as 6ª feiras, às 4:30 da manhã, seguida por uma missa que começa às 5:00h.

Durante a quaresma não é considerado de bom tom fazer grandes festas, nem comer refeições faustuosas nem beber muito, ou qualquer quantidade, para algumas pessoas. A sobriedade e o comedimento são a marca da temporada e muitas pessoas fazem jejum de certos alimentos. Tipo: não beber bebida alcoólica, ou refrigerantes, ou doces, ou sobremesas (ou todos esses itens) até o domingo de páscoa. A maioria dos católicos (que são a maioria dos arubianos) não come carne em nenhuma 6ª feira da quaresma, não somente na última. Ano passado meu marido fez aniversário nessa época e vários convidados estavam bebendo somente água, outros tantos não comeram o bolo nem os brigadeiros.

De certo modo, é bom dar uma trégua no calendário cheio de festas, que volta com força total em maio, com a temporada de comunhões e casamentos.

A notícia triste do dia

Desde a 6ª feira passada, todo o reino estava pendente do estado do príncipe Johan Friso, segundo filho da rainha Beatrix, que foi soterrado por uma avalanche enquanto esquiava na Áustria. Hoje finalmente os médicos disseram que ele sofreu danos cerebrais graves e não sabem se algum dia ele poderá recobrar a consciência. Ou seja, ele poderá continuar em coma por anos e anos.

A família real passa todos os anos as férias de inverno nessa mesma estação de esqui, na cidade de Lech e ele, como todos, era um esquiador experiente. Provavelmente por isso, ele ignorou o aviso de avalanche, que tinha um grau 4 de um total de 5 e foi esquiar fora da pista. Os donos da pista disseram que não assumem a responsabilidade por ninguém que decida esquiar fora dela, mas eu ouvi falar que os esquiadores dizem que esquiar na pista não tem graça, que esquiador experiente gosta mesmo é de esquiar fora dela. Existem dois equipamentos de segurança para esquiadores, um deles é uma espécie de airbag, que cria um bolsão ao redor do corpo do esquiador e evita que ele fique soterrado e um localizador que faz com que a equipe de resgate saiba exatamente onde ele está. Destes dois, ele só usou o segundo, que permitiu um resgate relativamente rápido, 15 min. após o soterramento. No entanto, a equipe de resgate só consegui reanimá-lo 35 min. depois, o que significa que o cérebro dele ficou 50 min. sem receber oxigênio.

Todo mundo ficou triste com a notícia porque existe uma simpatia em relação a ele, que é considerado um romântico, que abdicou de seu direito de sucessão para casar-se. Ele decidiu não pedir permissão do parlamento holandês para casar-se com Mabel Martine Los, que anteriormente era do círculo íntimo de um chefão da droga na Holanda. Ela sempre negou que tivesse tido qualquer relacionamento amoroso com ele, mas o simples fato de ser parte da “turma” desse chefão não pegou bem para uma pretendente real. E assim, ele decidiu que não queria mais ser um sucessor ao trono e deixou de fazer parte da Casa Real, embora continue sendo da família.

Estamos todos consternados com a notícia do estado do príncipe, que tem apenas 43 anos e duas filhas de 6 e 5 anos. :(

58º grande desfile de carnaval

carro abre alas de um dos blocos

À exceção da lighting parade, todos os desfiles de carnaval de Aruba são durante o dia e começam por volta do meio-dia. Aparentemente, o motivo para isso é que a polícia teria dificuldade de garantir a segurança do local se o desfile se prolongasse para a noite.

Se no desfile infantil havia bastante lugar disponível, ontem foi praticamente impossível encontrar lugar perto da grade de segurança e o sol estava inclemente. Assim que nenhum lugar poderia ter sido melhor que o camarote da rádio onde o tio do meu marido é locutor. E também tomamos a decisão acertadíssima de deixar a filhota brincando com os primos, porque ficar passando horas e horas de calor, sem outras crianças para ver ou brincar, nenhuma criança merece.

Antes do desfile começar tem toda uma muvuca na rua, com pessoas andando para cima e para baixo, vendo, sendo vista e encontrando gente. Também tem os ambulantes vendendo bebida, comida, chapéus, etc.

vista da movimentação da rua

vista da rua e arquibancada

A honra de ser o primeiro grupo a desfilar sempre é o grupo da ganhadora do concurso de Rainha do Carnaval. O segundo grupo a desfilar é o da ganhadora de rainha juvenil e o terceiro o da ganhadora de rainha infantil. Os outros grupos, são 14 em total, desfilam em ordem determinada por sorteio. Os grupos tem tema, mas as alas não necessariamente contam uma história. Não existe um equivalente ao samba-enredo, cada grupo tem sua banda e a banda toca várias músicas, entre as quais a sua música de trabalho para o carnaval. Existe uma eleição de melhor grupo, melhor carro alegórico, ala com melhor fantasia. Os jurados dessa eleição ficam caminhando ao longo do desfile e não parados em certos lugares, como no Brasil. Existem duas eleições à parte desta oficial, que são a de road king (melhor puxador) e roadjam (melhor música).

Prins e Pancho à frente do desfile

Os diversos Prins e Pancho, assim como rainhas infantis

Carro abre-alas com a Rainha
O tema do grupo da Rainha do Carnaval era a Rússia
A Rainha posando para fotos

A Rainha em seu dia de glória

banheiro ambulante

Cada grupo tem seu carro-banheiro que acompanha os foliões

vista de uma das alas

fantasia parecida com mestre sala e porta bandeiravista de outra aladestaquecarro com Miss Arubadestaque

alaala

carro com a Rainha Juvenil

Carro abre-alas do grupo da Rainha Juvenil

alaala

senhora Aruba desfilando

A senhora Aruba 2012 – a rainha sênior

As fantasias não são igualzinhas, como no Brasil. Os participantes usam os mesmos tecidos, plumas, mas podem decidir muitos detalhes para personalizar. No bloco dos pescadores, por exemplo, cada chapéu de barco era diferente e muitos deles batizaram o barco com o próprio nome ou o nome de alguém querido.

grupo de pescadores

caminhão de bebida

A bebida à vontade é um dos “direitos’ dos foliões

alacarro destaque

abre alas do bloco OPCdestaqueEsta ala homenageou o shoco – uma espécie de corujinha que só existe em Aruba, como mostra o seu nome científico: Athene cunicularia arubensis.
ala shoco

A ala das corujinhas ganhou o prêmio de melhor do ano

corujinhas

Corujinhas

grande_desfile_carnaval_aruba_2012 (36)

carro com puxadores

Carro com a banda

ala

E para terminar, aqui vai um gostinho do carnaval arubiano:

O sambódromo de Aruba


View Rota Carnaval in a larger map

A rota do carnaval de Aruba abrange basicamente a rua Vondelaan e a avenida L.G. Smith Boulevard, sem contar uns 500m de concentração e outros de dispersão. A extensão é de 3.300m,  o que significa que ela é quase 5 vezes mais longa que o sambódromo do Rio (700m).

Até o ano passado, o governo não disponibilizava nenhum tipo de acomodação para o público, cada um ficava responsável por levar sua cadeira e guardasol (ou não) e ficar perto da grade de proteção. A única possibilidade de ver o carnaval de maneira um pouco mais confortável é participar de um sorteio que disponibiliza alguns metros quadrados ao longo do caminho (ou morar no caminho. Os felizes sorteados pagam uma taxa e depois tem que procurar meios de por uma sombrinha para ficar confortável no seu pedacinho. Então cada um, de acordo com seus meios, aluga ou manda fazer o seu próprio “camarote”.

camarote 1

Estes resolveram celebrar suas origens

camarote 2

camarote 3

camarote 4

Estes construíram um sobradinho

arquibancada caseira

Esta família construiu uma arquibancada na frente da casa

 

E como quem não tem cão, caça com gato, tem gente que simplesmente amarra suas cadeiras ao longo do caminho para garantir seu lugar.

cadeiras amarradas

Um dos problemas desse esquema é que visualmente, o caminho fica parecendo um favelão, além de comportar menos público.

vista sambódromovista sambódromo

 

Então esse ano, o governo resolveu fazer uma mudança e na parte do caminho que passa pela praia (L.G. Smith Boulevard), instalou algumas arquibancadas e na parte destinada aos trailers, eles próprios instalaram estruturas de lona para acomodar os sorteados. Além disso, o governo também disponibilizou os banheiros químicos, que no esquema de trailers que continua em Vondelaan, é responsabilidade de cada sorteado. Visualmente, esse trecho ficou bem melhor e de quebra, a vista para o mar voltou, já que por quase um mês, ela ficava tapada pelos trailers.

vista arquibancadavista das tendas de lona

detalhe de tenda

Os sorteados levam cadeiras e até sofás para melhorar seu conforto

Ainda falta melhorar algumas coisas, principalmente em relação à sombra das arquibancadas, considerando que todos os desfiles (exceto a lighting parade) são durante o dia. Mas já estamos no caminho certo.

vista arquibancada

 

O desfile infantil de Oranjestad

carro abre-alas de um dos blocos

Eu adoro ver desfile de carnaval, já gostava no Brasil, mas tenho uma predileção especial pelo desfile infantil, pela fofura das crianças. Esse desfile começa num horário ingrato: 12:30h, o que nos fez escolher um lugar depois do meio do desfile para poder chegar mais tarde. Chegamos perto das 14h e ainda pudemos ver o início, isso porque na minha modesta opinião, o percurso é absurdamente longo – quase 5 km (para efeito de comparação, o sambódromo do Rio mede 700m). Mas enfim, todo mundo aqui acha que tem que ser assim de longo porque assim todo mundo pode ver encostado na barra de segurança (o governo instalou arquibancadas que ficaram vazias).

De quando em quando, apareceu uma nuvem que ajudou a amenizar os efeitos do calor tórrido. Em compensação as fotos ficaram legais.

Prins e Pancho abrindo o desfile

Os ganhadores dos concursos de Prins e Pancho adulto, juvenil e infantil abrem tanto os desfiles infantis quanto os adultos

Rainha infantil

O dia de glória das rainhas infantis

fantasia de Elvis e Marilyn

Elvis e Marilyn não morreram

ala

ala

carro alegórico

Assim como no desfile adulto, todos os foliões recebem bebida à vontade durante todo o trajeto e também têm acesso a um “caminhão-banheiro” ambulante”
caminhão de bebidas

Os caminhões de bebidas desfilam coloridos para combinar com o bloco

carro alegórico

carro alegórico
carro alegórico
carro alegóricoala
carro alegórico
crianças pequenas desfilando

destaque

Esse bloco é de um importador de alimentos. Por isso a propaganda descarada.

carro alegórico
aladestaque

carro alegórico

Libélula

carro alegórico

Abelhas

carro alegórico

Borboletas

carro alegórico

A Rainha adulta reinando

fantasia Flintstones

Fred e Barney

 

carro dos Flintstones

O carro dos Flintstones

destaque

carro alegóricocarro alegóricocarro alegóricocarro alegórico

carro alegórico

A rainha juvenil vibrando

carro alegóricocarro alegóricocarro alegórico

galera da pipoca

Ao final vem a galera da pipoca

 

pessoal da limpeza

E o pessoal da limpeza rapidamente retira as grades para reabrir o tráfego

 

Lighting parade ou desfile de luzes

A lighting parade é um desfile que acontece à noite e todos os grupos já desfilam alguns dos carros alegóricos e fantasias que serão apresentados no desfile final do domingo. A diferença é que todos são devidamente adornados com luzes para dar um efeito especial. O público também se prepara para a ocasião, especialmente as crianças, que costumam usar os mais diversos acessórios que piscam e brilham. Antes do desfile, vários vendedores ambulantes passam vendendo badulaques a preço de ouro, assim que prevenida, eu comprei uma varinha brilhante e um arquinho de luzes multicores, tirei da gaveta um anelzinho pisca-pisca do ano passado e a filhota saiu de casa devidamente paramentada para o evento. O carnaval de Aruba é bem família, nada de peitos, bundas nem poses ginecológicas à vista, é só cuidar para que a criança faça uma boa soneca de tarde para aguentar umas horinhas acordada e pode ir sem receio. Ficamos no início do percurso e fomos embora após o 4º grupo (eram 12 em total), às 11 da noite. Ficamos sabendo que o desfile terminou às duas e meia, mas estávamos satisfeitos com o que vimos.

Filhota devidamente paramentada

 

Vendedora de badulaques luminosos

carro alegórico

Para tirar as fotos do carnaval, sempre foi necessário decidir se era melhor uma foto com flash, que tivesse nitidez, mas que não mostrasse o efeito da luz ou tirar uma foto sem flash, pouco nítida e com um efeito legal. Assim que aqui está o resultado da reportagem fotográfica.

A rainha fez a sua primeira aparição depois da eleição

alaalaalaala

carro alegórico

Este é o bloco de um grupo de pescadores

ala

As fantasias sempre remetem a símbolos de pesca

ala
carro alegórico

A rainha juvenil de 2012

ala

Carro alegórico

Esse grupo desfilou com um canhão de luzes

alaala

Uma coisa que eu acho curiosa nos desfiles é que os participantes têm livre acesso a bebidas durante todo o percurso, open bar mesmo. E não só de cerveja, mas inclusive carros que tiram um chopp na hora e carrinhos com destilados ficam passando oferecendo bebidas para os participantes. Quase todo mundo desfila com um copo na mão e são muitas as histórias que contam como os participantes já chegam pra lá de Bagdá na reta final do desfile. 😀
caminhão de bebidas
carrinho de bebida
carrinho de bebidas

ala

Com o copo na mão :)efeito luzes

Os príncipes e rainhas do Carnaval

Uma das coisas curiosas do carnaval arubiano é a existência do prins e pancho. Eu ainda não consegui descobrir como eles surgiram, mas o que todos me explicaram é que eles abrem o carnaval, além de participarem de todos os eventos principais. O prins é o príncipe e o pancho é o coringa, mas visualmente a única diferença entre eles é que o primeiro se veste de vermelho e o segundo se veste de azul. A eleição de prins e pancho é um dos primeiros eventos do carnaval, exatamente porque eles fazem parte de todos os outros. Além da categoria principal, existem as categorias juvenil e infantil. Em menor escala, praticamente todas as escolas fazem sua eleição. Até a creche onde minha filha estudou até o ano passado teve o seu prins e pancho. A eleição oficial não foi televisionada este ano, mas segundo me disseram o que eles precisam fazer é apresentar-se de uma maneira divertida e contar piadas.

prins e pancho

Prins e Pancho de 2012. Foto: divulgação carnaval

A Rainha do Carnaval

Mas a eleição mais aguardada é a da rainha do Carnaval. Nesse caso, a competitividade é muito maior, diga-se de passagem em todas as categorias. Vou dar um micro exemplo. No ano passado, quando minha filha tinha 3 anos e estava na creche, nos avisaram que iam fazer um concurso de “rainhas”. A princípio eu não gostei da idéia, que parecia aquelas pequenas e infelizes misses americanas, todas maquiadas, tendo sua infância roubada. Mas, eles já tinham feito a parte deles e passaram um vídeo do concurso do ano anterior para as crianças assistirem, assim que ela já chegou em casa dizendo que queria dançar na frente de todo mundo com um vestido bonito (filhota tem alma de artista e adora apresentar-se em público). Assim que eu peguei um vestido emprestado de uma prima (que já havia participado de uma eleição com 3 anos) e nem expliquei para ela que havia uma competição, até porque todas as crianças iam ganhar uma faixa e um cesto de presentes. Eu disse para ela que era um show e que ela ia dançar para o papai e o resto da família. Convidamos os avós e algumas tias e primos para ver o show e para nós era só isso. Mas, qual não foi a nossa supresa, ao ver (no dia do show) que outras mães tinham torcida organizada e uniformizada com camisetas com a foto da menina, segurando adereços com as cores do vestido da criança!? Bom, o importante foi que a filhota sorriu e se divertiu à beça, nem reparou que havia uma eleição e que não ganhou.

A campanha para rainha começa quando os blocos elegem sua representante. A partir daí, é possível ver fotos das candidatas por todas as partes: nos carros, nos comércios, elas frequentam os outros eventos do carnaval e se fazem conhecidas.

cartaz vitrine

vitrine de loja

A idade das rainhas infantis varia entre 7 e 10 anos, das juvenis entre 13 e 17 anos e a rainha adulta tem que ser maior de idade, com um limite de 23 anos. Ser rainha do carnaval é um sonho de muitas meninas porque o título traz um status de celebridade na ilha. Também existe a categoria “senhora do carnaval” que eu imagino que inclua qualquer mulher maior de 23 anos, mas normalmente abrange a faixa de 35 a 50 anos.

As rainhas infantil e juvenil sempre se vestem com vestidos grandes e coloridos.

rainhas do ano 2012

Rainhas juvenil e infantil de 2012. Foto: divulgação carnaval


A eleição da rainha adulta foi transmitida pela tv, assim que eu posso contar em que ela consiste. Primeiro, as candidatas aparecem no palco, dançando e cada uma tem seu minutinho para vir na frente e dançar em destaque. Elas se vestem com maiô ou biquíni, mas o mais normal é haver um shortinho embaixo ou uma calcinha que cobre todo o bumbum, a parte de cima também sempre cobre todo o peito, ou seja, nada a ver com os padrões nudistas brasileiros.

eleição de Rainha

candidatacandidata

A segunda parte é uma apresentação rápida (1 min.) de cada uma.

apresentação de candidata

A seguir veio um show com o ganhador do concurso de tumba deste ano, para dar tempo das candidatas se trocarem. Elas voltaram com a mesma roupa, mas com uma peça grande nas costas.

traje especial

traje especial

A seguir veio o show. Elas dublaram ou cantaram uma música acompanhadas de bailarinos.

show de candidata
show de candidatashow de candidata

Desde o início nós vimos que tinha uma candidata que se destacava. Ela era mais alta que as outras, era muito articulada, teve um show impecável e ao final, acabou ganhando.

Entrevista com candidatas

Ministro-presidente coroando a vencedora

Onde comer em Aruba

A variedade de lugares onde comer em Aruba é tão grande que eu demorei muito para fazer esse post e agora, depois de 5 anos eu já foi preciso reformulá-lo porque foram muitos os lugares visitados e uns lugares abriram e outros fecharam. Então, sem ter intenção de ser a maior autoridade no assunto, eu resolvi por os lugares que nós aqui em casa visitamos e que eu acho que valem a pena entrar numa lista.

 Café da manhã

Jack’s Cafe – esse é um restaurante bem informal que está dentro do supermercado Super Food, em Eagle Beach. Ele abre para todas as refeições, mas o que gostamos mesmo de comer lá é o café-da-manhã: super farto, com opções para todos os gostos e com preço justo. Você entra no final da fila e pega uma bandeja, daí você passa por uma seção de recheios, sim só recheios. Você então escolhe o recheio e o tipo de pão. Exemplo de recheios: brie com tomate fresco e molho pesto, patê de atum com salada, queijo, presunto e salada, salmão defumado e salada. Se você não gostou das opções, siga em frente. A seguir tem opções de sucos e chás gelados. Se você ainda não quer nada, siga em frente, existem opções de salgadinhos, como croquete, pastechi (o pastel de Aruba), ovos mexidos, bacon, linguiça frita, entre outros. Se você não quiser nada disso porque gosta de café da manhã simples, você pode pedir, por exemplo, mixto quente, só que aqui o nome dele é tosti ham and cheese. Se você só quiser um pão com manteiga, peça o tipo de pão que quiser, que a manteiga está exposta do lado do caixa, à vontade, sem precisar pagar. Ao lado da caixa também está a máquina de café expresso.

jacks cafe

The Dutch Pancake House – restaurante especializado em panquecas holandesas que fica no Renaissance Market Place, em Oranjestad. A panqueca holandesa tem uma massa bem parecida com a nossa, só que em vez de fazer enroladinhas, elas são apresentadas abertas, como uma pizza. A maneira mais tradicional para um holandês comer é com açúcar de confeiteiro e mel, mas como eu não gosto muito de doce, eu normalmente como alguma combinação de presunto, queijo e cogumelo. De todos os modos, existem mais de setenta opções de panquecas doces e salgadas para todos os gostos e se você quiser seguir a tradição holandesa, coma panqueca no café-da-manhã. 😉

Laguna – restaurante dentro do Hilton, em Palm Beach. Fiz uma resenha completa do café-da-manhã do Laguna nesse post aqui.

Almoço

Aquarius – restaurante dentro do prédio do hotel Renaissance, em Oranjestad. Gostamos do Aquarius porque é um buffet de qualidade que além da variedade de saladas e pratos quentes, também tem pratos preparados na hora. Na hora do almoço são opções de macarrão e de noite, preparam peixes e frutos do mar grelhados. Existe da opção de pagar só o bufê de saladas e sopa ou o bufê completo.

aquarius bufê de saladas

Cocoplum – praticamente a única oportunidade para se comer como um arubiano é se você estiver fazendo compras na Mainstreet. Lá tem um restaurante simples de comida caseira que eu adoro. Ele fica em frente ao Burguer King e na hora do almoço tem specials of the day – pratos do dia – por $10, algo impossível de encontrar em qualquer zona turística da ilha. Aqui está um exemplo dos pratos do dia da última vez que fui almoçar lá: filé de peixe, filé de salmão, nasi goreng (versão indonésia do yakimeshi), bami goreng (versão indonésia do yakisoba), macarrão com molho alfredo e frango ou camarão, macarrão com frutos do mar e sopa de carne ou frango.

menu do cocoplum

The Kitchen – um dos únicos restaurantes por quilo de Aruba, fica atrás do supermercado Certified, em Eagle Beach. Também com um bom surtido de saladas e pratos quentes, conta com carnes grelhadas e, uma raridade em Aruba, feijão. O preço do quilo é $20.

J.H.Yee’s – restaurante de comida oriental de qualidade e bom atendimento em Palm Beach, no shopping South Beach Center. Para quem não está muito a fim de gastar no almoço, pode pedir um menu de 5 pratos que sai por menos de $30. Eles também têm mesa de teppanyaki, mas precisa reservar com boa antecedência.

Zeerover – parada obrigatória para quem estiver voltando de Baby Beach, fiz um post aqui.

Jantar

Driftwood – é um restaurante de peixes e frutos do mar cujo proprietário é pescador. O resultado: não só você vai comer comida de qualidade, como vai ter a garantia de que o peixe é o mais fresco possível. Inclusive tem uma possibilidade que nunca fizemos, mas eu sei que contatando o restaurante, é possível agendar um passeio de pesca junto com o dono, daí você sai para pescar de manhã, e de noite vai ao restaurante comer o peixe que você pescou preparado pelo chef. O restaurante fica em Oranjestad, na rua detrás da Mainstreet, é meio escondidinho, eu recomendo olhar no GPS antes de ir.

El Gaucho– o meu restaurante favorito de carnes é esse argentino. Empanadas, chimichurri, doce de leite, fica difícil escolher o que eu gosto mais. Só tenha em mente uma coisa: você sai de lá direto para cama porque a quantidade de comida derruba até os mais fortes. Também fica no centro, Oranjestad, na rua Wilhelminastraat.

Matthew’s – restaurante informal, para quem estiver procurando um jantar escutando o barulhinho do mar. Super recomendado para quem tem filhos, não só por terem joguinhos e canetinhas para colorir, mas porque dá para a criança ficar brincando na areia, bem do lado da mesa dos pais. Gostamos de comer costelinha de porco, spare ribs, super bem feita. Para nós brasileiros, eu recomendo pedir molho à parte. Eu sou do tipo que não gosta de nada adocicado e quem já comeu spare ribs fora do Brasil sabe que eles adoram um pouco de açúcar nas carnes. Lá no Matthew’s existe a opção de pedir o molho à parte, então para o meu gosto fica perfeita, assada só com temperos salgados.

matthew's Aruba

Também recomendo e avaliei:

Blossoms

Taste of Belgium

Gostoso

Cuba’s Cookin’

Alguém querendo recomendar algum restaurante? Diga nos comentários qual você visitou e gostou.

*Atualizado em junho de 2017

Nikky beach – praia para crianças

vista de nikky beach

A maioria dos turistas que vem para Aruba já ouviu falar de Baby Beach e de como ela é uma praia recomendada para crianças e pessoas que não sabem nadar.

Mas pouca gente sabe que em Oranjestad mesmo, pertinho do centro, tem uma praia que eu considero melhor ainda para crianças: a pequenininha Nikky Beach.

nikky_beach_1

Nikky Beach fica em uma baía, em forma de meia-lua e o mar, além de calminho, calminho, é bem raso, dá pra uma criança pequena dar vários passinhos mar adentro e ainda ficar de pé. Por esse motivo, lá é onde muitas crianças aprendem a nadar, já que por dois dias da semana funciona uma “escola” de natação. Na verdade, são 3 instrutores que aproveitam a geografia do lugar para dar aulas e foi nessa escola que resolvemos inscrever a filhota porque eu acho que morando numa ilha é importante estar acostumado como mar. Já conheci muita gente que só sabe nadar em piscina e nunca vou me esquecer que o Gustavo Borges quase morreu afogado nadando no mar.

nikky_beach_3

Como Nikky Beach é pequena, a estrutura também é: um bar (que aluga estruturas de guarda-sol ou deixa o cliente usar em troca de consumir lá, um restaurante que recentemente foi considerado o 4° melhor de Aruba numa votação por intenet e um parquinho infantil que nos dá outro motivo para ir lá com crianças.

cabanas

Alguns dos tipos de estrutura para alugar

banana boat

Barraquinha do banana boat

Neptalie Park

Neptalie Park

A localização não poderia ser mais fácil: ao sair do aeroporto, em direção aos hotéis, entra-se na primeira rotatória em direção ao mar.

Vida noturna de Aruba eleita a 2º melhor do Caribe

Esse início de ano está sendo pródigo em prêmios para Aruba. O renomadíssimo guia Fodors a escolheu como 2º lugar na categoria As Sete Melhores Ilhas do Caribe para Vida Noturna.

http://www.fodors.com/travel-photography/the-7-best-caribbean-islands-for-nightlife-bars-230.html

Copyright da imagem: Fodors

Aqui uma tradução da avaliação do Fodors.

“Eles sobem o volume nos resort bars de Aruba quando o sol se põe. Diferente de muitas outras ilhas, a vida noturna aqui não se restringe a shows folclóricos turísticos. Além da vibrante vida noturna em um dos muitos cassinos, você pode saborear lentamente um drinque enquanto o sol se põe no mar, dançar ao ritmo de uma banda local, ir de bar em bar em cima de um party bus(1) ou simplesmente passear ao longo da praia deserta sob um céu estrelado. Os arubianos gostam de festejar, quanto mais melhor, e eles normalmente começam a festa tarde da noite”.

(1) Party bus são ônibus, normalmente coloridos, sem janelas, que tocam música alta e vão a diversos bares levando o turista a uma espécie de tour alcoólico. Eles podem beber e se divertir à vontade sem a preocupação de ter que dirigir ou procurar um táxi depois.