Eagle Beach eleita a 3ª melhor praia do mundo

Acaba de ser anunciado o prêmio das melhores praias elegidas pelos leitores do tripadvisor, a Traveller’s Choice Awards, na categoria Best Beaches in the World.

http://www.tripadvisor.com/TravelersChoice-Beaches

O critério da eleição é a avaliação dos usuários do site a respeito de cada praia no ano que passou. Eagle Beach é a praia que fica em frente aos hotéis low rise, mas o site abrangeu a nota para Palm Beach também, que é a praia dos hotéis high rise. Apesar de ser a mesma extensão de praia, em Palm Beach o trecho de areia fica estreito, então não sei se Palm Beach merece o prêmio não.

Para dar uma amostra de como é Eagle Beach, hoje de manhã eu dei uma passeada pela praia. Para que ninguém pense que as fotos foram tomadas no mesmo lugar, notem a distância dos hotéis high rise ao fundo.

4 coisas que você não sabia sobre o carnaval de Aruba

1) Aruba está celebrando o seu 58º carnaval. Ainda não consegui saber exatamente como tudo começou, só sei que foi influenciado pela imigração de habitantes de outras ilhas do Caribe que já tinham a tradição do carnaval. O número do carnaval aparece em todas as partes: letras de música, cartazes, camisetas, não tem como não notar. Abaixo está o logo do carnaval deste ano: carnaval 58 no tin su morocho. Tradução livre: carnaval 58 não tem igual (morocho significa gêmeo).

logo do carnaval 58

2) Para os arubianos, o símbolo do carnaval é o palhaço. Por todas as partes é possível ver o personagem em várias versões.

DSC00145 (640x480) loja decorada com palhaço

vitrine de loja
lanchonete decorada
3) As cores mais vistas e típicas do carnaval são roxo (púrpura, violeta, etc) combinado com várias tonalidades de verde. O motivo? Muitos artigos e decoração de carnaval são importados do carnaval de Nova Orleans, o mardi gras.
máscara Mardi Gras
mardi gras
cores do carnaval numa vitrine
4) A palavra mais associada ao carnaval arubiano é bacanal. Calma! Aqui essa palavra não tem o mesmo sentido que em português. Em Aruba essa palavra significa festa de arromba, uma festa muito boa. Aparentemente, essa noção também vem de outras ilhas do Caribe, que costumam usar a palavra bacanal num sentido mais festivo. É claro que a minha reação inicial foi de susto. Afinal, imaginem escutar de uma prima que ela tinha ido a um bacanal no dia anterior e que estava ótimo? 😉 E desde janeiro que aqui só dá bacanal por todas as partes: a revista oficial do carnaval chama-se Bacchanal, vários restaurantes lançaram um menu especial para a temporada chamado menu bacchanal (é só abrir o jornal e ver os anúncios) e muitas das músicas de carnaval aproveitam a rima: ♪carnaval, bacanal♫. Assim que se você vier para Aruba nessa temporada e vir uma propaganda anunciando um bacanal, não se assuste (nem se anime). :)

O desfile infantil de balões

Hoje foi o primeiro desfile do carnaval de 2012, o desfile de balões ou ballonnen optocht. Como uma imagem vale mais que mil palavras, nada melhor que ilustrar como ele é do que explicar. Infelizmente choveu uma meia hora, mas o desfile não foi cancelado e pra falar a verdade, estava melhor que o ano passado. O horário que o desfile inicia (13:00h) combina melhor com um tempo nublado que com sol a pino, então até aproveitamos mais o desfile esse ano.
ala

As crianças grandinhas desfilam a pé

 

crianças pequenas

As crianças pequenas desfilam de bicicleta ou em carrinho

cruz vermelha

A cruz vermelha e a polícia acompanham todos os blocos

alasalas

ala

A maioria dos blocos só faz camiseta para esse desfile, mas alguns fazem alguma fantasia mais simples

candidatas a rainha

Aruba não tem madrinha de bateria (nem bateria), mas sim candidatas a Rainha desfilando à frente dos blocos

cadeirante em desfile

Criança cadeirante participando – tudo de bom!

Assim como no carnaval adulto, fazer parte de um bloco implica ter direito a bebida durante todo o trajeto.

bebidas e salgadinhos

No desfile infantil, além de bebidas servem salgadinhos para as crianças

crianças servindo-se de bebida

Ninguém fica com sede

caminhão patrocinado

Marca de camisinha patrocinando o carnaval infantil – affão!

caminhão com banda

Cada bloco tem sua banda. Deu pra ouvir Ai se eu te pego em pelo menos 2 delas.

 

O carnaval tem um jeito de festa de cidade pequena no Brasil, não existem arquibancadas construídas e as pessoas param à beira do caminho do jeito que podem.

publico

casa com lona

Essa família deu sorte de morar no caminho do desfile

público assistindo o desfile

Os ritmos do carnaval

O carnaval em Aruba tem três ritmos característicos. O primeiro deles chama-se tumba e é considerado o ritmo (e dança) mais original e exclusivo das ilhas ABC. A tumba sempre é cantada em papiamento. Durante o Carnaval existem grandes festivais de tumba nas três ilhas e a competição é acirrada, assim como os ânimos dos torcedores.

Eu achei um vídeo com o ganhador do festival de tumba de Aruba do ano passado. Aqui está para que vocês vejam com é o ritmo.

O segundo ritmo do carnaval é o calypso. O calypso é um ritmo mais lento e é original da ilha de  Trinidad. Ele chegou a Aruba com a imigração, principalmente em San Nicolas, que é uma cidade conhecida por abrigar muitos imigrantes de outras ilhas do Caribe e onde se fala mais inglês que o resto de Aruba, sendo essa a razão das músicas serem cantadas em inglês caribenho. As músicas do calypso costumam fazer uma crítica social ou humor. Normalmente os cantores de calypso tem apodos grandiosos que constumam incluir palavras como king, mighty ou lord.

Este é um vídeo com o cantor que mais ganhou festivais de calypso em Aruba.

O terceiro ritmo do carnaval é o carnival road march, outro ritmo originário de Trinidad e Tobago, que se espalhou para outras ilhas do Caribe. Outras ilhas além de Aruba, como Barbados, Antigua e Barbuda, também tem a road march como sua música de carnaval. Este é o ritmo mais rápido dos três.

A final do concurso de calypso e roadmarch é como final de campeonato aqui em Aruba. Quem não vai presenciar com certeza assiste em casa pela tv e torce para seus cantores ou músicas favoritas.
Aqui está um vídeo de uma música de roadmarch que ganhou em uma das edições anteriores.

O concurso de calypso e roardmarch tem duas outras versões: infantil e juvenil. E o festival de tumba tem uma versão infantil chamada Tumberito. Para quem pensa que o ambiente no concurso adulto é competitivo, imaginem se ainda por cima existem mães e pais corujas torcendo por sua cria. As torcidas costumam ser organizadas e uniformizadas, com adereços de balões, apitos e tudo mais.Aqui um vídeo do Tumberito do ano passado.

Não achei nenhum vídeo decente do concurso infantil ou juvenil de carnaval, os que eu vi eram tão tremidos que com certeza foram gravados por algum pai mais animadinho.

Os ritmos anteriores são os mais tradicionais do carnaval, mas como Aruba não é muito tradicional, também é possível escutar outros ritmos como a soca, uma derivação do calypso, também originária de Trinidad e Tobago.

E por últimos existem músicas com ritmos variados, com melodias fáceis e letras de duplo sentido, ou seja, dá pra relacionar com muita música no Brasil também. Aqui tem uma que foi um super sucesso do carnaval do ano passado. O nome é wak su bumper, que significa “olha o parachoque dela”. Divirtam-se com a sutileza. :p

Calendário do Carnaval 2012

Com um pouco de atraso, finalmente eu consegui o calendário oficial dos principais eventos de carnaval esse ano. Como alguns eventos são tão diferentes do nosso carnaval, eu irei aos poucos escrevendo a respeito.

6f 20 jan 20:00 Jump-up (1). Lugar: Oranjestad
sb 21 jan 18:30 Concurso infantil e juvenil de calypso & roadmarch. 
      Lugar: Joe Laveist Sportpark em San Nicolas.
dm 22 jan 13:00 Desfile infantil de balões. San Nicolas
3f 24 jan 13:00 Concurso infantil de tumba.  
      Lugar: Aruba entertainment center
6f 27 jan 20:00 Eleição da Senhora Carnaval de Aruba. 
      Lugar: Aruba enternainment center
sb 28 jan 19:00 42º Concurso nacional de tumba.
      Lugar: Aruba enternainment center
dm 29 jan 13:00 Desfile juvenil
dm 29 jan   Flip flop carnival na praia. 
19:00 Lugar: The Village Mall, Palm Beach
2f 30 jan   Pre-finais do concurso de calypso e road march. 
3f 31 jan   Lugar: Joe Laveist sportpark em San Nicolas.
4f  01 fev    
sf 03 fev 19:00 Eleição e coroação da rainha infantil e juvenil 2012
      Lugar: Aruba entertainment center
sb 04 fev 7:30 Final do concurso de calypso & roadmarch. 
      Lugar: Joe laveist sportpark em San Nicolas
dm 05 fev 10:00 Transferência do comando do ministro presidente 
      para Prins & Pancho.
      Lugar: edifício do governo
    12:30 Desfile infantil de San Nicolas
6f 10 fev 20:00 Eleição e coroação da Rainha do Carnaval 2012
      Lugar: Aruba entertainment center
sb 11 fev 13:00 Desfile infantil de Noord. 
      Desfile de luz (Lighting Parade). Lugar: Oranjestad
dm 12 fev 12:00 Grande desfile de carnaval infantil. Lugar: Oranjestad
4f  15 fev 20:00 Festa do “Hebbe Hebbe” 
      Lugar: estacionamento do correio em Oranjestad
5f 16 fev 20:00 Desfile de luz de San Nicolas
6f 17 fev 20:00 Ban Djo Djo Happening. Lugar: Praça Betico Croes
    0,8333 Carnaval Templates. Lugar: San Nicolas
sb 18 fev 4:00 Jouvert Morning & Pyjama Party. Lugar: San Nicolas
    12:00 Grande desfile de carnaval de San Nicolas
dm 19 fev 10:00 58º grande desfile de carnaval de Aruba
2f 20 fev 19:00 Queima do momito. 
      Lugar: San Nicolas
      Burn-out Monday. Lugar: Baby beach

(1) Jump-up é uma espécie de trio elétrico. Um grupo toca música em cima de um carro e o povo dança embaixo.

Tá tudo dominado

Foto: reprodução

Até uma semana atrás eu nem sabia qual era a cara dele. Já tinha ouvido falar, porque não tem como com gente diariamente escrevendo alguma coisa no facebook a respeito (e normalmente com despeito) do sucesso dele. Assim que dois dias atrás por curiosidade, resolvi entrar no youtube e procurar quem era o tal. Foi justo a tempo, porque pelo jeito o fenômeno chegou por aqui também.

Hoje, pouco antes da uma da tarde, na principal rádio de Aruba, o dj anunciou que ia tocar 8 versões seguidas em idiomas distintos de Ai Se Eu Te Pego. Não, eu não escutei nenhuma, eu tinha mais o que fazer: estava a caminho da praia para aproveitar o sabadão. Mas, já vou explicando que não tenho nada contra o cara. Deu sorte e a música estourou? Ótimo para ele. Acho um saco essa de ter raiva de quem faz sucesso. Se fosse uma daquelas músicas do funk, que faz corar até caminhoneiro, eu me sentiria envergonhada de algo assim ser conhecido fora do Brasil. Mas o rapaz parece até gente boa e ainda por cima é de Campo Grande (não estou nem aí para onde ele nasceu, é de Campo Grande tanto quanto eu que não nasci mas fui criada lá). Quem sabe ele não consegue abrir o caminho no exterior para a música cantada em português, coisa que a Ivete não conseguiu?

Bon bini na Aruba, Michel Teló!

Um cadáver em nossa casa

Tudo começou na 5ª feira passada, quando comecei a notar moscas no nosso quarto. Nessa época do ano, depois da época das chuvas, é normal o aumento no número de insetos. No começo do ano passado tivemos muitos mosquitos e esse ano foi a vez das moscas. Mesmo assim, eu estranhei o aparecimento de moscas verdes e enormes no nosso quarto. Fechei as portas, pus um pouco de baygon e varri o quarto depois. No dia seguinte, outra vez o quarto se encheu de moscas. Comentei com meu marido que devia haver algum “ninho” de moscas ou coisa parecida e usei o flits de novo.

No sábado começamos a sentir o cheiro inconfundível de carne podre e pensamos que só podia ser alguma lagartixa ou ratinho que escapou do nosso gato. Tiramos colchão, travesseiros, puxamos a cômoda, o armário e nada. Só conseguimos dormir depois de por um desodorisante para disfarçar o cheiro, mas mesmo assim estava difícil. No domingo meu marido, com nariz mais apurado que o meu, notou que o cheiro vinha do ar condicionado. Abrimos, limpamos os filtros, ele tentou ver alguma coisa com a lanterna, mas nada.

Na 2ª feira, liguei para vários técnicos de ar condicionado, só para ouvir que antes de 4ª feira nada feito. O cheiro sumiu, mas depois das moscas verdes, passaram a aparecer larvas esquisitas arrastando-se pelo quarto. Eu até me lembrei de um dos episódios de CSI em que o Grissom explicava a ordem em que os insetos atacavam um corpo em decomposição e fiquei pensando que em breve chegariam os besouros.

Finalmente chegou a 4ª feira e a essas alturas o nosso visitante indesejável resolveu dar as caras. Ele deve ter escorregado um pouco de onde estava e foi fácil para o técnico tirá-lo de seu esconderijo. Vou poupá-los de fotos em close do nosso cadáver, porque detesto imagens escatológicas.

rabo da lagartixa

O rabinho da defunta

O técnico limpou e revisou todo o aparelho e descobrimos que a tal lagartixa estava usando o ar como casa dela. Havia um monte de restos de cocô e moscas mortas. Aproveitei e falei para o técnico revisar os outros aparelhos também e foi uma sujeirada só, nunca imaginei que ar condicionado acumulasse tanta porcaria. Eu, que nunca tinha tido ar condicionado antes de vir para Aruba, não sabia que eles tem que ser limpos por um técnico especializado a cada 6 meses. Os nossos ficaram 1 ano e 2 meses sem limpeza. 😮

Espero que agora acabem as crises constantes de tosse nos moradores dessa casa ;).

O primeiro evento do Carnaval

Ontem começou oficialmente o carnaval em Aruba, com a festa chamada Fakkeloptocht, que significa a parada das tochas.

A estrutura do carnaval arubiano é totalmente diferente do carnaval brasileiro. Aqui o carnaval consiste em uma série de eventos programados pelo comitê de carnaval. Sempre existe um único evento onde todo mundo vai. Não existem clubes, por exemplo, que fazem seu próprio baile de carnaval. Imagino que pelo próprio tamanho da população, se fossem organizados eventos paralelos, eles iriam esvaziar um ao outro. O primeiro evento, que é o acendimento da “chama” do carnaval, é sempre no primeiro fim de semana após o ano novo. Os demais eventos acontecem em vários fins de semana até chegar o último desfile, no domingo de carnaval mesmo. Aqui o carnaval não tem muito a ver com os cinco dias, mas sim com toda uma temporada que vai do ano novo até o último domingo antes da 4ª feira de cinzas. Até porque somente a 2ª feira de carnaval é feriado em Aruba, por isso o último desfile é no domingo. Na 2ª feira, as pessoas estão descansando e se preparando para voltar às atividades normais no dia seguinte.

Os arubianos são muito carnavalescos e o carnaval daqui é considerado o melhor do Caribe. Muitos turistas vem especialmente para participar da folia. Eles consideram que o carnaval arubiano é o segundo melhor do mundo, depois do brasileiro 😉 . Como não existe divulgação do carnaval brasileiro aqui, às vezes eles chegam a ter a ilusão de que o deles é inclusive maior e melhor. Por isso, alguns anos atrás eu resolvi comprar um dvd com o desfile das escolas do Rio, assim que cada vez eu ouço algum comentário tipo: “o carnaval de Aruba é o melhor do…”, pausa, olham para mim, e dizem: “do Caribe.”. Daí eu me ofereço para emprestar o dvd para eles vejam como são os desfiles de lá e possam comparar por si mesmos, hehehe. Mas é claro que um carnaval não se mede só pelo tamanho. A animação é mais importante que tudo e isso sobra, o povo é muito animado.

A música obviamente não é samba. O ritmo mais comum do carnaval é chamado road march e é um ritmo bem rápido. Os grupos que tocam música de carnaval são chamados de brass band e a grande diferença é que além de instrumentos de percussão também são usados muitos instrumentos de metal (trompas, trompetes, trombones, etc). Apesar de não ser o idioma da ilha, todas as músicas de road march são cantadas em inglês caribenho. Imagino que para ter uma conexão maior com o resto do Caribe, cuja grande maioria de ilhas fala inglês. Até porque os arubianos nem falam com esse sotaque caribenho, mas enfim…Abaixo está a música de carnaval de uma das brass band da ilha para que vocês possam ouvir como é a road march arubiana.
Agora vamos ao fakkel. Esse evento de carnaval é uma mistura de desfile de escola de samba com o carnaval baiano. Começa com um desfile de blocos, os participantes de cada bloco pagam uma taxa e ganham uma camiseta, ficam dentro do cordão de segurança, tem direito a um certo número de bebidas e ás vezes ganham também algum outro acessório extra, tipo um óculos iluminado ou um chapéu especial. No início do desfile existe um grupo de gente segurando as tochas que dão nome ao evento, tipo uma comissão de frente. Atrás vem um carro alegórico e depois dele o resto dos participantes com as camisetas, além da banda do grupo. Todos os grupos seguem rumo a uma área aberta (esse ano foi num estádio) onde todo o povo fica junto e lá existem shows programados com bandas.
Eu só achei um vídeo que mostra como é o fakkel, é bem longo, mas se alguém se animar a curtir o segundo melhor carnaval do mundo, já pode ir vendo como é.

A casa de luz de Seroe Preto

imagem da casa no natal de 2011
Um ótimo passeio para fazer em Aruba nas festas de fim de ano são as casas enfeitadas de luzes. Entre elas, uma particularmente tornou-se excepcional. A casa de luz de seroe preto, um bairro de San Nicolas. Há mais de 40 anos, uma família resolveu construir duas casinhas de papel cartão, decoradas com lâmpadas grandes. Como a localização, no alto de um morrinho, chamou a atenção, eles foram inspirando-se e aumentando a produção. Naquela época só havia uma escada para chegar no alto, talhada no próprio barranco.
Em 1985, as casas foram construídas com tijolo e em 1991/92 construíram-se outras escadas, de pedra. Também nos anos 80 foi construído um palco ao lado das casas para abrigar os shows de música e dança natalina. A tradição familiar ganhou apoio no bairro e com o tempo, criou-se uma comissão responsável pelo desenho e execução dos trabalhos, que atualmente recebe patrocínio de várias empresas locais. Cada ano um tema é escolhido e o deste ano são os 25 anos de status apart de Aruba. A construção da esquerda é uma reprodução da torre Willen III, que está no centro da cidade, perto do Seaport Mall. E a casa da direita é uma construção típica da arquitetura arubiana. Sempre que alguém constrói uma casa com este tipo de telhado e janelas, a casa é chamada de casa arubiana.
No ano passado, o tema foi Disney e ambas as construções foram réplicas de castelos da Disneyland.
imagem da casa di luz de 2010

A área construída é bem grande e não cabe numa só foto

Nessa foto acima ainda falta toda a parte da direita, onde está o palco.
A casa de Seroe Preto costuma acender suas luzes na primeira quinzena de dezembro (ano passado foi no dia 10) e apaga no dia de Reis. Eu sei que o post está bem tarde para uma visita este ano, mas com a correria do fim do ano, eu nunca consigo visitar a casa antes de janeiro e queria fazer o post com a foto da casa atual. Mas fica a dica para os que pensam em vir para Aruba em dezembro ou janeiro da próxima temporada.
As luzes acendem entre as 19h e as 23h diariamente e quase todos os dias há shows. Também existe uma pequena cantina que vende salgadinhos arubianos e bebidas.
Nas fotos abaixo, pode-se ver algumas fotos da casa decorada em anos anteriores. O copyright de todas as fotos é do jornal on line 24ora.com.
Seroe preto 1
Seroe Preto 2
Seroe Preto 03
Seroe preto 4
Seroe Preto 5

Paranda di fin di anja

Paranda é uma palavra em papiamento que significa folia, festa. Durante as festas de fim de ano, essa palavra é mais usada que nunca, assim como o termo core paranda. Core paranda significa ir de festa em festa. A primeira coisa importante de saber é os três principais feriados do ano: páscoa, natal e ano novo tem dois dias de duração. Na páscoa, a segunda-feira também é feriado: o domingo é chamado 1º dia de páscoa e a 2ª feira é chamada o 2º dia de páscoa. No Natal é igual, tanto o dia 25 é feriado (1º dia de Natal) quanto o dia 26 (2º dia de Natal). Da mesma maneira, tanto o dia 1 quanto o dia 2 de janeiro são feriados.

O peculiar das festas de fim de ano – paranda di fin di anja (pronuncia-se anha) – é que todas as pessoas da família costumam receber os parentes e amigos em algum dos quatro dias de festa. A primeira vez que eu passei o Natal em Aruba foi em 2003 e deixei o frio da Holanda por duas semanas com a ilusão de que ia passar uns dias deitada na praia, aproveitando o sol caribenho. Logo no avião meu marido foi avisando: nós mal vamos ter tempo de ir pra praia, tem muitas festas de família. Bom, na minha experiência pessoal, normalmente tinha uma festa de natal e uma festa de ano novo, onde todo mundo se vê, não entendi como íamos ter tão pouco tempo para outras coisas.

Mas aqui a maioria das pessoas costuma receber em casa em algum momento, principalmente na família materna do meu marido. Seus avós tiveram dez filhos, dos quais oito vivem em Aruba. A tradição deles quando estavam vivos (morreram com mais de noventa anos cada um) costumava ser assim: cada filho ou filha jantava com sua família no dia 24, depois cada família ia para a igreja do seu bairro ver a missa do galo e depois da missa, todos iam para a casa dos pais, para a primeira grande festa com toda a família extendida. Depois que ambos faleceram, uma das filhas, que herdou a casa dos pais, continuou com o costume e os primeiros natais que eu passei aqui ainda tinham essa tradição que era mais apreciada pela parte jovem da família. Nós passávamos a madrugada lá jogando jogos de cartas, dominó, fazendo brincadeiras diversas e ninguém saía de lá com mãos vazias. A tia dele fazia questão de comprar presentinhos para todos os que aparecessem por lá, como faziam os seus pais. Sempre eram pequenos mimos genéricos, pensados para agradar a todos. Eu me lembro que, em 2004, minha sobrinha amou ganhar um par de meias de papai noel, e nós ainda temos dois baralhos de UNO e um mini presépio ganhado em uma dessas festas. Essa festa durou até 3 anos atrás, quando essa tia, já com 75 anos, disse que estava cansada demais para continuar com a tradição. E até porque ninguém da geração dela ia mais, só os sobrinhos e sobrinhos-netos iam.

Normalmente, os mais velhos ficavam em casa para se preparar para jornada do dia seguinte. No dia 25, a programação da família é às 11:30h na casa de uma tia (que também já se cansou e passou a bola para o filho mais velho), às 17h na casa de outra tia e às 20:30h na casa dos meus sogros. Sempre com muita comilança e sempre os anfitriões dão presentes para todas as crianças da família extendida. Nos meus primeiros natais aqui, quem ganhava os presentes ainda eram os da geração do meu marido. Mas, depois que praticamente todos da geração dele passaram a ter filhos, em algum momento decidiu-se passar os presentes para os pequenos. Vejam bem, essa programação de 3 festas num dia é só do lado materno do meu marido. Ainda temos o lado paterno. Por sorte no lado paterno, toda a família se reúne na casa da mãe do meu sogro, que é o primogênito de 14. Por isso eu digo, muita sorte mesmo, até porque o 2º dia de Natal segue o mesmo ritmo de festas, assim como os dois primeiros dias do ano.

Uma coisa que eu acho curiosíssima é que todo mundo se cumprimenta com beijinho e falando feliz natal ou feliz ano novo e se despede, também com beijinho. Tudo isso para algumas horas depois cumprimentar e dar beijinho em todo mundo e despedir-se da mesma maneira. E após algumas horas repetir o processo pela 3ª vez no dia! A única coisa que muda é que para o anfitrião o cumprimento passa a ser bon pasco na bo cas (feliz natal na sua casa) ou bon anja na bo cas (feliz ano novo na sua casa.

Por muito tempo, eu pensei que esse costume de várias festas por dia era exclusivo da família da minha sogra até que conversando com outras estrangeiras casadas com arubianos, eu fiquei sabendo que esse costume é bem comum em Aruba e elas também participavam da maratona.

Provavelmente, a tradição de ano novo mais típica arubiana (que não existe em Bonaire nem Curaçao) seja o dande. O dande é um grupo de músicos que vai de casa em casa cantando uma canção (sempre a mesma), em que o cantor do grupo deseja boas coisas para as pessoas da casa. Normalmente, ao chegar na casa, o cantor recebe uma lista com o nome das pessoas presentes e a cada verso pede bençãos para aquela pessoa e termina o verso falando ainobe. Eu já li em alguns foruns de gente falando sobre Aruba que isso significa ano bom, mas não é verdade, nem aino é ano e nem be é bom. Essa palavrinha não tem significado nenhum e nenhuma das pessoas que eu perguntei soube me explicar de onde veio. A pessoa mencionada no verso põe um dinheirinho no chapéu dele como agradecimento pelos bons desejos expressados pelo cantor de dande.

Aqui eu preparei um video curtinho com dois grupos dande só para dar uma idéia de como é:

Feliz 2012 a todos!